Relacione os testes de triagem de baixo custo para avaliação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883451 Farmácia
Relacione os testes de triagem de baixo custo para avaliação laboratorial da imunidade adaptativa a seguir com os parâmetros a serem observados no indivíduo.
1. teste do nitroazul de Tetrazólio (NBT) 2. Ensaio de atividade hemolítica do complemento (CH50) 3. Dosagem de ácido úrico 4. Dosagem de isohemaglutinina
(   ) Pode estar associado a diminuição seletiva de Anti-A e Anti-B. (   ) Pode ser associado a defeito de digestão de neutrófilo. (   ) Pode ser associado à deficiência de enzimas como adenosina desaminase ou purina nucleosídeo fosforilase. (   ) Pode estar associado a diminuição da atividade lítica do sistema complemento. 




Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda alguns testes de triagem de baixo custo para avaliação laboratorial da imunidade adaptativa e solicita relacionar as colunas a seguir.


COLUNA 1

1. teste do nitroazul de Tetrazólio (NBT)

2. Ensaio de atividade hemolítica do complemento (CH50)

3. Dosagem de ácido úrico

4. Dosagem de isohemaglutinina


COLUNA 2

( 4 ) Pode estar associado a diminuição seletiva de Anti-A e Anti-B.

( 1 ) Pode ser associado a defeito de digestão de neutrófilo.

( 3 ) Pode ser associado à deficiência de enzimas como adenosina desaminase ou purina nucleosídeo fosforilase.

( 2 ) Pode estar associado a diminuição da atividade lítica do sistema complemento. 


Vamos aos comentários de cada teste.


1. teste do nitroazul de Tetrazólio (NBT)
O teste do nitroazul de tetrazólio (NBT) pode ser associado a defeitos na digestão de neutrófilos. Segundo FONTEQUE et al. (2015):


“O teste de redução do tetrazólio nitroazul (NBT) é um dos métodos mais utilizados para a avaliação do metabolismo oxidativo dos neutrófilos." [1]

2. Ensaio de atividade hemolítica do complemento (CH50)

Ensaio de atividade hemolítica do complemento (CH50) pode estar associado a diminuição da atividade lítica do sistema complemento. Conforme COSTABILLE (2010):


“O CH 50 é um ensaio de triagem para a ativação da via clássica do complemento e é sensível à redução, ausência e/ou inatividade de qualquer componente da via." [2]


3. Dosagem de ácido úrico

A dosagem de ácido úrico pode ser associado à deficiência de enzimas como adenosina desaminase ou purina nucleosídeo fosforilase. Nas palavras de SILVA et al. (2016):


Adenosina desaminase é uma denominação genérica dada a um grupo de enzimas com pesos moleculares distintos, que possuem uma função química semelhante no metabolismo das purinas. Ela catalisa, irreversivelmente, o nucleosídeo adenosina (Ado) e 2' desoxiadenosina (dAdo) em inosina e 2' desoxinosina.

A inosina e a 2' desoxinosina são convertidas a hipoxantina, xantina e finalmente a ácido úrico. Deve-se esperar, portanto, que o aumento da atividade de enzima adenosina desaminase (ADA) resulte em aumento da produção de ácido úrico.

Outras deficiências enzimáticas associadas à SCID [Imunodeficiência Combinada Grave], além da ADA, incluem: deficiência de purina nucleosídeo fosforilase (PNP) e síndrome dos linfócitos desnudos" [3]



4. Dosagem de isohemaglutinina

A dosagem de isohemaglutininas pode estar associado a diminuição seletiva de Anti-A e Anti-B. Isohemaglutininas também podem ser chamadas de isoaglutininas. O exame laboratorial de dosagem de isoaglutininas no soro tem a seguinte interpretação:


“O exame quantifica isoaglutininas anti-A e anti-B naturais, que são principalmente IgM, sendo útil na avaliação da imunidade humoral. Nos indivíduos que não pertencem ao grupo AB, a ausência ou redução de isoaglutininas anti-A e/ou anti-B pode evidenciar uma imunodeficiência humoral, avaliando indiretamente a produção de IgM total. O teste é utilizado como triagem na suspeita de imunodeficiências, embora não seja específico como a dosagem de imunoglobulinas. Convém lembrar que crianças até cerca de 6 meses podem apresentar anticorpos da classe IgG adquiridos passivamente,  Pode também haver um retardo na produção de isoaglutininas até um ano de vida, sem que isso signifique uma imunodeficiência humoral." [4]

Portanto, a relação correta, de cima para baixo, é: 4, 1, 3 e 2; e o gabarito da questão é a letra C.

REFERÊNCIAS
[1] FONTEQUE et al. Comparação entre duas metodologias para a realização do teste de redução do tetrazólio nitroazul (NBT) em caprinos. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0100-736X2015001300001>. Acesso em: 08/03/23. 

[2] COSTABILLE, M. Measuring the 50% haemolytic complement (CH50) activity of serum. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.3791/1923>. Acesso em: 08/03/23. 

[3] SILVA et al. Adenosina desaminase: uma enzima extraordinária e onipresente. Disponível em: <http://www.sopterj.com.br/wp-content/themes/_sopte...>. Acesso em: 08/03/23.

[4] FLEURY. Isoaglutininas, soro. Disponível em: <https://www.fleury.com.br/medico/exames/isoaglutin...>. Acesso em: 08/03/23.

GABARITO DO PROFESSOR: C.

GABARITO DA BANCA: C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo