Considerando o período histórico abordado no texto precedent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q857530 História
    A experiência histórica vivida pelo Brasil a partir de 1945, quando chegou ao fim a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, não foi politicamente tranquila. A trajetória democrática entre 1946 e 1964 foi marcada por crises as mais diversas, algumas das quais verdadeiramente trágicas. O golpe de 1964 iniciou um período de duas décadas de regime autoritário, cujo epílogo se deu em 1985, quando nova fase democrática teve início, e se prolonga aos dias de hoje.

Considerando o período histórico abordado no texto precedente, julgue o próximo item.

A derrubada do regime militar, em 1985, deu-se em decorrência de revolta armada que havia unido setores civis e militares descontentes com o governo dos generais.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em 1985 José Sarney assumiu a presidência após a eleição de um civil e a morte de Tancredo Neves. Tinha oficialmente findado o regime militar, iniciado em 1964. 

O fim do regime militar significou o início da redemocratização do Estado. Mas, não significou uma verdadeira revolução na medida em que não há mudanças estruturais radicais. A mudança não foi feita através de uma revolta armada, até mesmo porque as diversas vertentes da oposição armada foram sistematicamente eliminadas pelo regime. Não houve uma articulação entre civis e grupos de militares com o objetivo de derrubada do “governo dos generais". O que aconteceu foi uma transição articulada pelo próprio regime.

No governo do general Ernesto Geisel – de março de 1974 a março de 1979 - foi iniciada a “abertura lenta, gradual e segura". A questão econômica , como a crescente falência do Milagre Econômico e, a onipresente oposição, que resistia à repressão, associados à mudança do panorama internacional, já que articulava-se a “coexistência pacífica" e não mais a guerra fria clássica, levaram os generais a articular a transição para o Estado de Direito.

Além disso, os Estados Unidos da América passaram a defender a abertura política das ditaduras latino-americanas – algumas que governos anteriores norte-americanos haviam apoiado, como a brasileira. A proposta era a de evitar convulsão social e manter o controle do aparelho de Estado nas mãos daqueles grupos que já eram dominantes, mesmo que abrindo espaço para outras forças políticas – através da liberdade partidária e a anistia. E, ao ser “gradual e segura", a abertura, através da anistia ampla, geral e irrestrita, garantiu  também a possibilidade de impunidade daqueles que haviam cometido crimes em nome do regime. 

Pelo acima exposto é possível inferir que a afirmativa está incorreta. Note-se que o texto evita avaliação do regime pois a questão vida uma posição nos quadros do Exército. Há uma bibliografia técnica e jornalística bastante interessante sobre o período histórico . Há livros de História do Brasil para Ensinos Fundamental e Médio tais como História Concisa do Brasil , de Boris Fausto . Ou ainda a coleção Histórias da Gente Brasileira, de Mary del Priori. Entre os manuais escolares cita-se Oficina de História da Flávio de Campos e Regina Claro. 

Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO

 

Apesar de ter havido revoltas armadas na década de 60. estas foram combatidas e reprimidas pelo governo militar.

O regime militar inicia sua derrubada com a eleição indireta de Geisel, que era Castelista e tinha como propósito fazer o Brasil retornar à democracia aos poucos, porém ainda usando de métodos militares de governo quando necessário. Após seu governo, Figueiredo assume e continua sua política de democratização, que tem êxito em 1985, com a eleição de Tancredo (ainda que tenha sido uma eleição indireta).

 Embora houvesse resistências armadas ao longo da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), não foram elas que uniram civis e militares descontentes com os governos dos generais. Havia um forte descontentamento das instituições brasileiras, bem como pressão internacional em prol dos direitos humanos. Além disso, a abertura política se deu de maneira lenta e gradual, a partir do governo Geisel. A redemocratização é caracterizada pelo fim do AI-5, fim do bipartidarismo, a lei da anistia e o movimento pelas diretas já.

FONTE: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/resolucao-comentada-de-historia-e-geografia-do-concurso-da-pmma/

GAB.: ERRADO

a luta armada foi no governo Costa e Silva (1967-1969) e não em 1985.

 

um amor por historia

A luta armada (guerrilha) foi no finalzinho do governo de Costa e Silva e no início do governo de Médici.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo