Com relação ao controle de qualidade da análise de Valores ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883454 Farmácia
Com relação ao controle de qualidade da análise de Valores encontrados em exames laboratoriais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.

( ) Antes que um método seja realizado rotineiramente, é indispensável que os protocolos de avaliação deste método assegurem que o procedimento de medida satisfaça à critérios previamente definidos, como por exemplo a acurácia, a precisão, especificidade e a sensibilidade.
( ) A acurácia é a capacidade de um exame de apresentar o mesmo resultado quando repetido no mesmo paciente ou na mesma amostra.
( ) A sensibilidade é definida como a capacidade do exame de identificar corretamente as pessoas que tem a doença, e é calculada pela razão entre o número de pessoas que possuem um resultado e com a doença e dividido pelo número total de pessoas com a doença.

As afirmativas são respectivamente
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão que trata sobre o controle de qualidade em análises clínicas, especificamente sobre conceitos como acurácia, precisão, especificidade e sensibilidade.

A resposta correta é a alternativa E - V, F e V.

A primeira afirmativa diz que "antes que um método seja realizado rotineiramente, é indispensável que os protocolos de avaliação deste método assegurem que o procedimento de medida satisfaça a critérios previamente definidos, como por exemplo a acurácia, a precisão, especificidade e a sensibilidade." Esta afirmativa é verdadeira. Quando se desenvolve um novo método laboratorial, é crucial validar seu desempenho para garantir que ele seja confiável e possa ser aplicado clinicamente.

A segunda afirmativa afirma que "a acurácia é a capacidade de um exame de apresentar o mesmo resultado quando repetido no mesmo paciente ou na mesma amostra." Esta afirmativa é falsa. Acurácia refere-se à proximidade dos resultados das medições com o valor verdadeiro. O conceito descrito na frase corresponde ao que chamamos de precisão, que é a capacidade de reproduzir resultados consistentes em medições repetidas.

A terceira afirmativa descreve que "a sensibilidade é definida como a capacidade do exame de identificar corretamente as pessoas que têm a doença, e é calculada pela razão entre o número de pessoas que possuem um resultado e com a doença e dividido pelo número total de pessoas com a doença." Esta afirmativa é verdadeira. A sensibilidade de um teste é realmente a capacidade de identificar corretamente os indivíduos que possuem a condição ou doença em questão.

Agora que você entende melhor esses conceitos, fica mais fácil abordar questões similares. Identificar as definições corretas e saber distinguir entre acurácia, precisão, sensibilidade e especificidade é fundamental na área de análises clínicas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acurácia: É a capacidade de um teste de discriminar entre dois estados, isto é, existência e ausência de doença, sendo descrita por meio de dois parâmetros essenciais: sensibilidade e especificidade.

I. Antes de começar a rotina Laboratorial é necessário realizar o controle de qualidade garantindo que o método e o procedimento estejam dentro dos padrões

Il. reprodutibilidade que está ligado à precisão é a capacidade de apresentar o mesmo resultado quando repetido no mesmo paciente ou na mesma amostra.

IIl. A sensibilidade diagnóstica está ligada aos testes uma população que possui o AG. Calcula- se VP / FN + VP → V P (verdadeiro positivo), FN ( falso negativo ),

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo