Considerando o contexto histórico apresentado no texto prece...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q857537 História
     O século XVI marcou o início da colonização do território brasileiro pelos portugueses, mas as terras descobertas ao sul do continente americano e conquistadas por Portugal e Espanha foram, à época, cobiçadas por outros povos europeus como os franceses, ingleses e holandeses, que chegaram a ocupar os domínios portugueses e espanhóis no Novo Mundo. Em meio a essa disputa, ampliada quando Portugal foi incorporado pela Espanha na denominada União Ibérica (1580–1640), situa-se parte significativa da história do Maranhão no período colonial.

Considerando o contexto histórico apresentado no texto precedente, julgue o seguinte item relativo à história do Maranhão no período colonial.

A resistência francesa em defesa da França Equinocial, sob o comando de La Ravardière, impediu a conquista portuguesa do território do Maranhão, fato concretizado às vésperas da Independência do Brasil.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, é necessário compreender o contexto histórico da colonização do Maranhão durante o período colonial. No século XVI, o território brasileiro foi alvo de disputas entre várias potências europeias, destacando-se a tentativa de colonização francesa na região do Maranhão, conhecida como França Equinocial.

No entanto, a afirmação apresentada na questão, que diz que a resistência francesa impediu a conquista portuguesa do Maranhão até às vésperas da Independência do Brasil, está incorreta. Vamos entender por quê:

A alternativa correta é Errado (E).

Durante a União Ibérica (1580-1640), Portugal e Espanha estavam sob a mesma coroa, o que facilitou a incursão de outras nações europeias nas possessões lusas na América. Os franceses, sob o comando de Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, de fato tentaram estabelecer a França Equinocial no Maranhão em 1612. Porém, essa ocupação foi curta e não durou até às vésperas da Independência do Brasil. Em 1615, os portugueses, liderados por Jerônimo de Albuquerque, conseguiram reconquistar o território.

Assim, a informação de que a resistência francesa no comando de La Ravardière impediu a conquista portuguesa até o período da Independência é historicamente incorreta. A presença francesa foi de fato eliminada no início do século XVII, e o Maranhão ficou sob domínio português muito antes da Independência do Brasil, que ocorreu em 1822.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado
A diferença temporal entre esse episódio e a independência é gigantesca

Errado.

Periodo da França Equinocial - 1612 a 1615. 

Independencia do Brasil - 7 de setembro de 1822.

 

SELVA!

Matei pela diferença de tempo dos ocorridos

Além da grande distância de tempo entre os dois ocorridos, os franceses foram expulsos pelos próprios portugueses, tanto no RJ quanto no Maranhão.

Portanto, a tomada do território não foi impedida pelos portugueses.

GAB: E.

FRANÇA ARTÁRTICA--------------------FUNDAÇAO----------------------- RIO DE JANEIRO

FRANÇA EQUINOCIAL------------------FUNDAÇAO------------------------MARANHAO

OS FRANCESES, DECLARAM SUA DERROTA, NO BRASIL, POREM O BRASIL TEVE QUE PAGAR UMA IDENIZAÇAO A ELES, DEVIDO AOS PREJUIZOS PELAS DERRUBADAS DOS NAVIOS FRANCESES.

PMAL 2021

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo