Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a s...
Texto IV
Disponível em: https://donnablu.files.wordpress.com/2013/05/mafalda.jpg Acesso em: 20/01/2018.
( ) No primeiro quadro, o uso do pronome demonstrativo “nesse” está adequado à norma-padrão da língua, pois o jornal a que Mafalda se refere está nas mãos de Manolito. ( ) No último quadro, o pronome indefinido “alguma” não poderia ser posposto ao substantivo que acompanha, pois adquiriria valor negativo, alterando o sentido que se pretende construir na tira. ( ) No terceiro quadro, os adjuntos adnominais “[...] morais? Espirituais? Artísticos? Humanos?”, que especificam “valores” e estão expostos nos questionamentos de Mafalda, ajudam a construir a crítica subjacente à tirinha, pois revelam a esperança da garota em encontrar esse tipo de informação em jornais. ( ) No último quadro, ocorre uma figura de linguagem denominada elipse.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Elipse é uma figura de linguagem da língua portuguesa, que consiste na omissão de um ou mais termos de uma oração, sendo que estes são facilmente identificados a partir do contexto do texto.
Exemplo: “Na minha mesa, papéis e livros” (o verbo “haver” está oculto nesta sentença, caso contrário a frase seria: “na minha mesa há papéis e livros”).
Ponomes demonstrativos - Relação ESPACIAL
ESTE( aqui): perto de quem fala - 1° pessoa.
ESSE(ai) : perto da pessoa com quem se fala- 2° pessoa.
AQUELE ( lá) Longe dos interloctores( 3pessoa).
Nesse recorte = em + nesse
elipse sj escondido dos referindo-se aos valores
I - No primeiro quadro, o uso do pronome demonstrativo “nesse” está adequado à norma-padrão da língua, pois o jornal a que Mafalda se refere está nas mãos de Manolito. (Certo)
Justificativa: O objeto do qual a personagem refere está perto da 2° pessoa
II - No último quadro, o pronome indefinido “alguma” não poderia ser posposto ao substantivo que acompanha, pois adquiriria valor negativo, alterando o sentido que se pretende construir na tira. (Certo)
Justificativa: Se trocassemos a posição do substantivo e o pronome o sentido da frase ficaria invertido e negativo no que se refere a itenção do 2 personagem da tirinha. "Não, dos que servem para coisa alguma" ou seja em outras palavras Não, dos que servem para nada.
III - No terceiro quadro, os adjuntos adnominais “[...] morais? Espirituais? Artísticos? Humanos?”, que especificam “valores” e estão expostos nos questionamentos de Mafalda, ajudam a construir a crítica subjacente à tirinha, pois revelam a esperança da garota em encontrar esse tipo de informação em jornais. (Certo)
IV - No último quadro, ocorre uma figura de linguagem denominada elipse. (Certo)
Justificativa: Não, dos que servem para alguma coisa (Certo)
(Elipse) = dos valores
elipse : é um termo oculto que nao foi mencionado antes
zeugma : é um genero de elipse, mas é algo oculto que ja foi mencionado anteriormente no texto
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo