A respeito do escravismo no Brasil imperial e no contexto ap...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1815042 História
A respeito do escravismo no Brasil imperial e no contexto após o fim da escravidão, julgue o item subsecutivo. 

A Lei Áurea, que acabou com a escravidão no Brasil em maio de 1888, possuía várias cláusulas voltadas para a inclusão social dos ex-escravizados. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Ao contrário do que o senso comum acredita, a abolição da escravidão no Brasil não foi uma resultante direta da pressão inglesa. Na verdade, o governo inglês fez pressão desde a assinatura dos Tratados de Aliança e Amizade, Comércio e Navegação em 1810, sendo ainda o Brasil colônia de Portugal. E, a abolição definitiva do trabalho escravo só se deu em 1888. Isto aconteceu porque , em uma monarquia sustentada por grandes proprietários escravistas, não havia como romper com o escravismo. Por conseguinte, são feitas, ao longo do século XIX, leis que podemos entender como “ leis para inglês ver" pois são paliativas e pouco acrescentam à eliminação do trabalho escravo. 

A lei mais importante foi a que aboliu o tráfico negreiro, em 1850. Embora ainda houvesse a escravização de africanos, o tráfico atlântico tornou-se ilegal, o que aumentou me muito o preço do braço escravo, obrigando a grandeasse às proprietários – primordialmente aqueles com maior necessidade de mão de obra por conta da expansão de seus negócios de exportação de produtos primários, como cafeicultores - a buscar novas formas de trabalho. Além disso, a pressão popular e dos próprios escravizados tornou-se cada dia maior. A abolição da escravatura foi a conclusão de uma campanha popular que pressionou o governo do Império.

Mas, na verdade, o quantitativo de escravizados quando da assinatura da Lei Áurea – 13 de maio 1888 – era relativamente pequeno, face à crescente compra de alforrias, fugas e libertação face às leis do Ventre Livre e do Sexagenário. Com a abolição da escravatura, aproximadamente 700 mil escravos conquistaram sua liberdade e enfrentaram novos desafios na condição de libertos. Após a Lei Áurea, muitos libertos abandonaram os locais que moravam e procuraram empregos em outras fazendas. 

A situação dos recém libertos era bastante incerta na medida em que não houve nenhum tipo de política pública que permitisse sua inserção na sociedade brasileira como livres e como cidadãos. Esta é uma das razões que explica a situação de racismo , preconceito e segregação racial ( não oficializada nem admitida ) pela qual passa a população afrodescendente , que é maioria no país. A afirmativa está, por conseguinte, incorreta. 

Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO, a lei áurea basicamente decretou a abolição da escravidão

vejam

A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte:

Art. 1°: É declarada extincta desde a data desta lei a escravidão no Brazil.

Art. 2°: Revogam-se as disposições em contrário.

Manda, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram, e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nella se contém.

O secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Comercio e Obras Publicas e interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.

Dada no Palácio do Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1888, 67º da Independência e do Império.

       Princeza Imperial Regente.

RODRIGO AUGUSTO DA SILVA

Este texto não substitui o publicado na CLBR, de 1888

 Carta de lei, pela qual Vossa Alteza Imperial manda executar o Decreto da Assembléia Geral, que houve por bem sanccionar, declarando extincta a escravidão no Brazil, como nella se declara.

Para Vossa Alteza Imperial ver.

Chancellaria-mór do Império.- Antonio Ferreira Vianna.

 Transitou em 13 de Maio de 1888.- José Júlio de Albuquerque

Uma das maiores críticas ao modo pelo qual foi abolido a escravidão, é o fato que ela não possuía medidas voltadas para inclusão social do negro na sociedade.

Não possuía medidas de inclusão para os recém libertos, apenas determinava seu fim, inclusive foi duramente criticada por isso.

GABARITO:

ERRADO

uma lei que aboliu a escravatura e não apresentou propostas de melhorias para os ex-escravos, foram soltos nas ruas feito bichos mal tratados.

GAB E

1850-Lei Eusébio de Queiróz: extinguiu oficialmente o tráfico de escravos no Brasil;

1871-Lei do Ventre livre: tornou livre os filhos de escravos nascidos apos a promulgacao da lei;

1885-Lei dos Sexagenários: dava liberdade aos escravos ao completarem 65 anos de idade;

1888-Lei Áurea: assinada pela princesa Isabel, aboliu a escravidão no Brasil.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo