A descoberta do ouro em Minas Gerais pelos bandeirantes paul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IBFC Órgão: PM-BA Prova: IBFC - 2020 - PM-BA - Soldado |
Q1121532 História
A descoberta do ouro em Minas Gerais pelos bandeirantes paulistas, em finais do século XVII, atraiu para a região milhares de colonos de outras províncias, além de um grande número de europeus. Julgando-se com direito exclusivo de exploração das minas, os paulistas hostilizaram os forasteiros, que apelidaram de emboabas (em tupi, amô-abá significa “estrangeiro”) (GIANPAOLO, 1997). A respeito da Guerra dos Emboabas, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

Guerra dos Emboabas (1708-1709): Os paulistas reivindicavam o direito da exploração do ouro, porém não tiveram êxito. Consequências:

Capitania de São Vicente dividida em duas:

1) Capitania de SP e Minas do ouro (1709)

2) Capitania do RJ e Vila de SP

.

At.te

Foco na missão ❢

gabarito letra A

➡ logo após a divulgação da presença do ouro no interior do Brasil, a “corrida” e a disputa pelo metal precioso iniciou; várias pessoas e aventureiros vieram das capitanias nordestinas e de Portugal em busca do enriquecimento

➡Quando chegaram às regiões auríferas, nordestinos e portugueses foram denominados pelos paulistas de “emboabas”, denominação pejorativa que se referia aos forasteiros que invadiram a região, em tupi a palavra emboaba significa “pássaros de penas emplumadas”.

emboabas X paulistas

➡ cerca de 300 paulistas perderam suas vidas, tentativas de negociações foram empreendidas, mas sem sucesso, os paulistas foram traídos pelos emboabas, estes últimos asseguraram poupar a vida dos paulistas que se entregassem, mas não foi isso que aconteceu quando os paulistas entregaram as armas, vários foram mortos, este acontecimento ficou conhecido na história como Capão da Traição. Os paulistas não se deram por derrotados, organizaram-se em São Paulo e empreenderam um novo conflito com os emboabas, o governo colonial tentou impedir, mas sem sucesso. O conflito sem vencedores levou os paulistas a desistirem da região.

bons estudos

guerra dos emboabas,capão da traição, emboabas cercaram 300 paulistas

Os emboabas trairam os paulistas , prometendo poupa a vida dos que se entregasse , quando os paulistas se entregou os emboabas mataram piedosamente .

#EUMILITAR

MÁQUINA DE PAPIRO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo