A respeito do escravismo no Brasil imperial e no contexto ap...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1815046 História

A respeito do escravismo no Brasil imperial e no contexto após o fim da escravidão, julgue o item subsecutivo. 


A abolição da escravidão deu início a um processo de inclusão social dos ex-escravizados, construindo-se um contexto de igualdade sociorracial que pode ser corretamente descrito como uma democracia racial. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Democracia racial é um conceito defendido por Giberto Freyre. A teoria da democracia racial trata-se de uma mistificação ideológica que Freyre ajudou a construir, baseado na ideia errônea de que a relação entre senhores e escravos era pacífica, que os índios aceitaram a colonização de maneira pacífica e que isso promoveu uma relação democrática e a miscigenação.

Embora sua obra tenha um enorme valor, principalmente aquela mais conhecida – Casa Grande e Senzala – por discutir a formação da sociedade brasileira a partir de temas como a comida, arquitetura, hábitos, sexualidade e vestimentas, entre outros, Gilberto Freyre trabalhou a questão das relações entre proprietários e escravizados a partir de uma ótica paternalista.

Defendeu ele a ideia de que o português católico agiu diferente do que os protestantes britânicos no que tange à relação com escravizados, possibilitando a miscigenação e a construção de uma democracia racial que é, no entanto, um mito. E, desde a abolição oficial da escravidão , não foram desenvolvidas políticas públicas que permitissem a inserção sócio econômica dos afrodescendentes e dos nativos ,também escravizados .

A contribuição de várias culturas africanas e dos grupos nativos para a construção da cultura brasileira continuou sendo pouco estudada, pouco divulgada e pouco valorizada. São elas qualificadas como “ folclóricas" “ exóticas" e , certamente , episódicas. Afrodescendentes e nativos ainda sofrem discriminação e preconceito. Muitas vezes recebem salários inferiores e tem negada – ou dificultada – sua ascensão profissional. 

Assim sendo é possível afirmar que a ideia apresentada na questão está incorreta. 
Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado

o processo foi demorado,

até hoje a sociedade ainda é racista e a inclusão de pessoas negras ainda é um problema,infelizmente, a sociedade brasileira é muito atrasada nesse quesito de inclusão.

Essa igualdade racial está longe de ser alcançada inclusive nos dias atuais, e o Brasil caminha a passos lentos neste quesito.

GABARITO

ERRADO

Acredito que nesse quesito de processo de inclusão após a abolição da escravatura piorou tudo para os negros pois pense: Você gastou dinheiro comprando o escravo, depois chega uma lei que os liberta, você teve prejuízo, então nesse contexto a pessoa que detinha a posse agora tem é raiva, pois ele teria que pagar pelo serviço que já estava pago (no momento que ele fez a compra), assim eles os queria o mais longe, então eles ficaram marginalizados e até hoje essa democracia racial está em falta.

A abolição da escravidão----- NAO TROUXE UMA ABOLIÇAO DE IMEDIATO,POIS OS ESCRAVOS, QUANDO LIBERTOS, NAO TINHA ONDE MORAR NEM O QUE COMER, AI VOLTAVAM PARA SEUS PATROES, E A EXPLORAÇAO CONTINUAVA

Após a abolição, os negros eram marginalizados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo