O teste de fixação do complemento é um teste imunológico que...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O teste de fixação do complemento é um dos exames imunológicos para doenças infecciosas. Nesse teste, é medido o consumo de complemento pelo anticorpo contido na amostra (p.ex., soro ou líquido cefalorraquidiano). Quando se busca um anticorpo específico na amostra coletada, o teste de fixação do complemento pode detectar tal anticorpo por meio da utilização de antígeno, complemento e eritrócitos. Quando o anticorpo está presente na amostra, este se liga ao antígeno e forma um imunocomplexo e, assim, ativa a via clássica do complemento, consumindo-o. Após essa etapa, é adicionado o sistema indicador da reação (hemácias de carneiro sensibilizadas com hemolisina), o que possibilita a ocorrência de atividade hemolítica do complemento. A hemólise pode ser quantificada por meio de diluições em série da amostra. Desse modo, com a formação de imunocomplexos em soluções, pode-se monitorar a capacidade desses complexos de fixar e consumir as proteínas do complemento.
A) Esse teste se baseia no consumo do sistema complemento desencadeado pela formação do complexo Ag-Ac.
CORRETA. Como explicado acima, o teste de fixação do complemento tem como base o consumo do sistema complemento desencadeado pela formação de imunocomplexo (antígeno-anticorpo).
B) Na primeira etapa do ensaio, a presença de anticorpos na amostra do paciente se complexa ao antígeno, não havendo consumo do sistema complemento.
INCORRETA. Ao formar imunocomplexo, há a ativação da via clássica do complemento e seu consumo. Este é o princípio do método, pois sem o consumo do sistema complemento, não seria possível obter resultados nesse teste.
C) Na primeira etapa do ensaio, junto com a amostra do paciente e com o antígeno conhecido, adiciona-se também as hemácias sensibilizadas com anti-hemácias (hemolisina).
INCORRETA. É apenas na segunda etapa do ensaio que é adicionado o sistema indicador da reação (hemácias de carneiro sensibilizadas com hemolisina).
D) Para a detecção dos anticorpos, são adicionados antígenos para a promoção da reação.
INCORRETA. Não são adicionados apenas antígenos. Quando se busca um anticorpo específico na amostra coletada, o teste de fixação do complemento pode detectar tal anticorpo por meio da utilização de antígeno com soro teste, quantidade padrão de complemento e eritrócitos sensibilizados.
E) No resultado positivo, as hemácias usadas como indicadores sofrem hemólise.
INCORRETA. O teste de fixação do complemento tem como desvantagem a possibilidade de falso-positivos e de falso-negativos. Nem sempre, um resultado “positivo" indica a que as hemácias usadas como indicadores sofrem hemólise por conta do mecanismo esperado pelo fundamento do teste, pois podem ocorrer, nos casos falso-positivos: soro não-inativado; baixa especificidade a depender do antígeno absorvido na hemácia; e até mesmo ocorrência de hemólise por meio de hemácias fragilizadas. Já nos casos falso-negativos, pode ocorrer: perda da atividade do complemento; erros de diluição inadequada; contaminação em soluções, que pode gerar efeito anticomplementar; e sensibilização insuficiente de hemácias.
Portanto, o gabarito é a letra A.
REFERÊNCIA
[1] BENDER, AL; VON MÜHLEN, CA. Testes Laboratoriais Aplicados à Imunoloigia Clínica - Capítulo 5. Disponível em: <http://docente.ifsc.edu.br/rosane.aquino/MaterialDidatico/AnalisesClinicas/avalia%C3%A7%C3%A3o/Testes-Laboratoriais-Aplicados-Imunologia-Clinica.pdf>. Acesso em 20/03/23.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O teste baseia-se na via clássica do complemento, onde o complemento irá ligar-se ao sítio ativo formado pelo complexo Ag-Ac.
Para detecção dos Ac´s, são add as hemácias com os antigenos para formação do complexo Ag-Ac´s.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo