A partir do texto apresentado, julgue o item subsequente, a ...
Com uma população de 216 milhões de pessoas, o Paquistão ultrapassou o Brasil e conquistou a posição de quinto país mais populoso do mundo. Segundo a Projeção de População Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente o Brasil tem 211 milhões de pessoas. A perspectiva é de que, em um ano, o país ganhe “apenas” um milhão de pessoas, enquanto o Paquistão deve chegar a 220 milhões de habitantes, consolidando-se no top 5 do ranking.
Os países da África Subsaariana também aumentarão suas taxas de natalidade nos próximos anos, e a população na região, uma das mais pobres do mundo, deve dobrar até 2050. Já no Brasil, a população passará a encolher a partir de 2049, quando atingirá o ápice de 229.196.000 brasileiros.
Internet: <veja.abril.com.br> (com adaptações).
A partir do texto apresentado, julgue o item subsequente, a respeito de aspectos gerais da população brasileira.
Atualmente, existem no Brasil programas de
assistencialismo social voltados à esterilização das mulheres
pelo Sistema Único de Saúde, o que vem diminuindo a
fecundidade de seus habitantes e, consequentemente,
afetando o crescimento da população brasileira.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (24)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder a questão, é importante que o candidato saiba o que é taxa de fecundidade e o seu índice atual no Brasil, além de entender as causas que levaram a esse dado.
A taxa de fecundidade é um dado demográfico que representa uma estimativa da quantidade de filhos que uma mulher teria ao longo de seu período fértil. Atualmente no Brasil esse índice em 2019 foi de 1,72 filhos/mulher, o que mostra que as mulheres brasileiras tendem a ter poucos filhos ao longo de sua vida reprodutiva.
Em 1960, a taxa de fecundidade no país foi de 6,3 filhos por mulher. Entretanto, nas décadas seguintes o índice foi caindo gradativamente: 1970 (5,8), 1980 (4,4), 1991 (2,9), 2000 (2,3).
Essa queda é justificada por vários fatores como a expansão da urbanização no Brasil, uma vez que ter um filho na cidade tem um custo mais elevado, os avanços na medicina e sobretudo a utilização e o maior acesso das pessoas aos métodos contraceptivos como preservativos, pílulas do dia seguinte, anticoncepcionais, etc.
O governo brasileiro junto ao SUS nunca fizeram campanhas de esterilização de mulheres para reduzir esses índices. O que o Sistema Único de Saúde fez foi prestar uma maior assistência quanto à acesso de vacinas e remédios para recém-nascidos para conter o avanço da mortalidade infantil no país.
Portanto, a afirmação está ERRADA.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO:ERRADO
Essa questão deu um pouco oque falar, mas vou explicar
Embora, no Brasil exista programas voltados para à esterilização das mulheres esses procedimentos não são capazes de afetar o crescimento da população.
Um dos grandes causadores da redução do crescimento populacional pode ser o empoderamento feminino, urbanização, a queda da fecundidade da mulher, o planejamento familiar, a utilização de métodos de prevenção à gravidez, a mudança ideológica da população são todos fatores que contribuem para a redução do crescimento populacional.
-Você é gigante vá em frente e não desista!!
Típica questão que a Cespe escolhe o gabarito.
Pelo contrário, médicos são orientados a não fazer a devida cirurgia se ainda houver a possibilidade de a mulher gerar filhos, ou devido a idade dela se ainda for considerada "nova".
Um pouco exagerado essa questão !!! Como disse a colega: tipo de questão que a Cespe escolhe o gabarito.
Essa questão nunca poderia ter o gabarito errado, inclusive errei ela na prova. Eu acredito que toda forma de diminuição de fecundidade afeta sim o crescimento populacional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo