As infecções do trato urinário estão entre as doenças infecc...
As infecções do trato urinário estão entre as doenças infecciosas mais comuns na prática clínica, particularmente em crianças, adultos jovens e mulheres sexualmente ativas, sendo apenas menos frequentes que as do trato respiratório. No meio hospitalar são as mais frequentes entre as infecções nosocomiais em todo 0 mundo. Do ponto de vista prático, por convenção, define-se como ITU tanto as infecções do trato urinário baixo (cistites) e como as do trato urinário alto (pielonefrites). Quanto à evolução dessas infecções considere as afirmativas. I - Episódio único ou isolado - ocorre uma única vez e resolve habitualmente pelo uso de antibioticoterapia. Um segundo episódio isolado, pode ocorrer sem relação temporal com 0 anterior. Entre 10 a 20% das mulheres irão apresentar no decorrer da vida pelo menos um episódio de infecção urinária.
II - Recidiva - é a ocorrência de um novo episódio de ITU, sem relação com o evento anterior, causado por outro microrganismo, exceto que pela origem e freqüência do agente etiológico que coloniza a região perineal, pode ser atribuída à mesma espécie bacteriana. Episódios repetidos não devem ser confundidos com infecção urinária crônica.
III - Reinfecção - em conseqüência à falha no tratamento o mesmo microrganismo isolado previamente persiste no trato urinário, causando infecção ou bacteriúria assintomática. A persistência do mesmo microrganismo por meses ou anos, leva a infecção urinária crônica.
IV - ITU crônica: representa a persistência do mesmo microrganismo por meses ou anos com recidivas após tratamento, no caso de pielonefrite crônica, há associação com comprometimento da pelve e parênquima renal.
V - ITU recorrente: Dois ou mais episódios no período de 6 meses ou três ou mais no período de um ano as definem na mulher. Nos homens, é definida quando ocorrem dois ou mais episódios de ITU em um período de até 3 anos, lembrando a freqüente associação com prostatite bacteriana crônica, nos pacientes sem fatores predisponentes.
Estão CORRETA(S)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos discutir a questão proposta sobre infecções do trato urinário (ITU), que são comuns tanto na prática clínica quanto no ambiente hospitalar. A questão aborda diferentes tipos de evolução dessas infecções. Vamos analisar cada uma das afirmativas para entender qual a alternativa correta.
A alternativa correta é: D - apenas I, IV e V.
1. Análise das alternativas corretas:
I - Episódio único ou isolado: Está correta. Essa afirmativa descreve um episódio único de ITU, que é comum e pode ocorrer em uma ou mais ocasiões para muitas mulheres, sendo tratável com antibioticoterapia. Cerca de 10 a 20% das mulheres terão pelo menos um episódio durante a vida.
IV - ITU crônica: Está correta. A descrição da ITU crônica está precisa, pois envolve a persistência do mesmo microrganismo por um período prolongado, com recidivas após o tratamento. No caso da pielonefrite crônica, há comprometimento adicional dos tecidos renais.
V - ITU recorrente: Está correta. A definição apresentada para ITU recorrente está de acordo com os critérios clínicos, que envolvem múltiplos episódios em um curto período. Em mulheres, é definida por dois ou mais episódios em seis meses ou três ou mais em um ano. Nos homens, a definição considera dois ou mais episódios em até três anos, muitas vezes associados à prostatite bacteriana crônica.
2. Análise das alternativas incorretas:
II - Recidiva: Está incorreta. A definição está trocada, pois descreve uma reinfecção, não uma recidiva. A recidiva deveria referir-se a um novo episódio de ITU com o mesmo microrganismo, indicando uma falha no tratamento anterior.
III - Reinfecção: Está incorreta. A descrição dada refere-se mais corretamente a uma recidiva. Reinfecção deveria descrever um novo episódio causado por um microrganismo diferente.
Ao compreender essas definições, é possível diferenciar corretamente os tipos de evolução das ITUs. Isso é essencial para o diagnóstico e tratamento adequados dessas infecções, frequentes tanto em ambientes clínicos quanto hospitalares.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo