Um laboratório de bacteriologia clínica que realiza metodolo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1667171 Biomedicina - Análises Clínicas

Um laboratório de bacteriologia clínica que realiza metodologia semi-quantitativa de Maki para cultura de cateteres, recebeu três amostras de pontas de cateter venoso central, sabendo-se que área e pareamento são requisitos de interpretação de resultados:


Amostra A: tinha 8 (oito) centímetros de comprimento e não vinha acompanhada de frascos de hemocultura.

Amostra B: tinha 5 (cinco) centímetros de comprimento e acompanhava um par de frascos de hemoculturas, sendo um periférico e outro colhido através do cateter venoso central antes de sua retirada.

Amostra C: também com 5 (cinco) centímetros de comprimento e não acompanhava frascos de hemocultura.


Levando em conta as afirmações, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D. A técnica de Maki é recomendada para a cultura de ponta de cateter venoso central com até 5 cm de comprimento, pois a metodologia semi-quantitativa de Maki é utilizada para avaliar a colonização bacteriana da ponta do cateter venoso central e sua relação com a infecção de corrente sanguínea. Dessa forma, a amostra A deve ser rejeitada, pois apresenta comprimento maior que o preconizado para a técnica de Maki. As amostras B e C devem ser processadas pela técnica de Maki, pois possuem comprimento adequado, sendo que a amostra B possui ainda a vantagem de estar acompanhada de amostras de sangue pareadas para o hemocultivo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo