De acordo com o CIC-1515 a unção dos enfermos pode ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a administração da unção dos enfermos, conforme descrito no CIC-1515, em situações específicas de saúde. Para resolver esta questão, é importante ter conhecimento dos preceitos católicos sobre os sacramentos, especialmente aqueles relacionados aos cuidados espirituais para os doentes e idosos.
Alternativa correta: E - velhice
A unção dos enfermos é um sacramento oferecido pela Igreja Católica para aqueles que se encontram em situações onde sua saúde está comprometida. De acordo com o CIC-1515, este sacramento pode ser administrado não apenas em casos de doenças graves, mas também em situações de velhice, onde a fragilidade coloca o indivíduo em perigo.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - angústia: A angústia por si só, sem um quadro de doença grave, não é um critério para receber a unção dos enfermos. Este sacramento é destinado a questões físicas específicas de saúde.
B - risco cirúrgico: Embora situações de risco como cirurgias possam justificar a unção dos enfermos, não é o foco principal no contexto de velhice como descrito no CIC-1515.
C - debilidade mental: A unção dos enfermos foca em condições físicas que colocam o fiel em perigo, e não apenas em aspectos mentais, a menos que estejam acompanhados de uma condição física grave.
D - confiança: Confiança é uma disposição emocional que não se relaciona diretamente com as condições de saúde física necessárias para a administração deste sacramento.
Portanto, a alternativa E - velhice é a correta, pois a idade avançada é reconhecida pela Igreja como uma condição que pode tornar a saúde de uma pessoa mais vulnerável, justificando assim a administração da unção dos enfermos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo