Os pacientes submetidos ao tratamento dialítico precisam ad...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A: as proteínas de alto valor biológico são permitidas por serem necessárias ao crescimento e ao reparo celular.
Vamos explorar o raciocínio por trás dessa escolha e entender por que as outras alternativas estão incorretas.
Alternativa A - Correta: Para pacientes em tratamento dialítico, é crucial garantir a ingestão adequada de proteínas de alto valor biológico. Essas proteínas são essenciais porque contêm todos os aminoácidos essenciais que o corpo não consegue sintetizar sozinho, sendo fundamentais para o crescimento, manutenção e reparo dos tecidos. Dada a necessidade aumentada de proteínas durante a diálise, essas fontes proteicas são necessárias para compensar as perdas proteicas durante o tratamento.
Alternativa B - Incorreta: Embora o controle do peso seja importante, a recomendação de evitar alimentos ricos em carboidratos e lipídios não é universalmente válida. Em pacientes em diálise, os carboidratos e lipídios são, na verdade, incentivados para fornecer energia, permitindo assim que as proteínas sejam usadas efetivamente para suas funções estruturais e de reparo, e não como fonte de energia.
Alternativa C - Incorreta: A restrição de líquidos deve ser individualizada e baseada no volume de urina residual e no balanço hídrico do paciente, incluindo tanto a ingestão oral quanto a administração intravenosa. Portanto, a afirmação de que a restrição independe do volume administrado por via venosa é equivocada.
Alternativa D - Incorreta: Durante a diálise, há uma perda significativa de vitaminas hidrossolúveis, como as do complexo B e vitamina C. Portanto, a suplementação vitamínica pode ser necessária para prevenir deficiências nutricionais nestes pacientes.
Alternativa E - Incorreta: Os pacientes em diálise devem controlar o consumo de potássio, principalmente devido ao risco de hipercalemia (níveis elevados de potássio no sangue), que pode ocorrer com a ingestão excessiva de alimentos ricos nesse mineral. A diálise remove potássio do corpo, mas a retenção de potássio entre as sessões de diálise pode ser perigosa.
Esses pontos ressaltam a importância de uma avaliação nutricional criteriosa e personalizada para pacientes em tratamento dialítico, considerando os riscos e necessidades específicos de cada caso.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A.
Justificando o erro nas outras:
B- alimentos ricos em carboidratos devem ser incentivados, mas deve-se dar atenção ao ganho de peso excessivo, de acordo com Brunner e Suddarth (2011), o peso interdialítico não deve ultrapassar 1,5 kg.
C-a restrição de líquidos por via oral é avaliada de acordo com a excreção. Deve-se somar o valor da urina 24h+500 ml, sendo o resultado da equação, o total de líquidos permitido.
D- a suplementação de vitaminas é totalmente necessária, visto que o paciente perde MUITAS vitaminas durante a terapia dialítica
E- O K+ é o principal eletrólito a ser avaliado e controlado. Caso haja hipercalemia, restringir, mas se houver hipocalemia, deve-se repor junto ao dialisado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo