Com relação ao aleitamento materno por gestantes portadoras ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E está correta.
O tema central da questão é o aleitamento materno no contexto de gestantes portadoras do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A correta orientação em relação à amamentação é crucial, pois o HIV pode ser transmitido pelo leite materno. Assim, é fundamental que profissionais de saúde estejam bem informados sobre as diretrizes e práticas recomendadas para evitar a transmissão vertical do vírus.
Alternativa E: Esta alternativa está correta ao afirmar que, se o aleitamento materno tiver sido iniciado por falta de informação, deve-se interrompê-lo o mais rápido possível. Essa orientação se baseia no risco de transmissão do HIV pelo leite, e interromper a amamentação é uma medida imediata de prevenção.
Alternativa A: Incorreta. O risco de transmissão do HIV pelo leite materno não é baixo. Na verdade, a transmissão pode ocorrer em até 15% dos casos de amamentação se a mãe for HIV positiva e não estiver sob tratamento adequado.
Alternativa B: Incorreta. O vírus pode ser transmitido independentemente de a mãe apresentar sintomas de HIV. A carga viral pode ser detectável mesmo em mulheres assintomáticas. Além disso, o uso de terapia antirretroviral reduz significativamente o risco, mas não garante eliminação total do vírus no leite materno.
Alternativa C: Incorreta. Embora a lactação deva ser contraindicada, o enfaixamento das mamas é uma prática desatualizada e não recomendada para inibir a lactação. O uso de medicamentos inibidores é uma abordagem mais segura e eficaz.
Alternativa D: Incorreta. A amamentação cruzada, que é o aleitamento por outra mulher, não é autorizada, pois pode aumentar o risco de transmissão do HIV, além de outras infecções, se a nutriz também for portadora de doenças transmissíveis pelo leite.
As diretrizes atuais recomendam que mães HIV positivas evitem amamentar e utilizem fórmulas infantis como alternativa segura para a alimentação dos recém-nascidos, desde que haja condições adequadas para o uso dessas fórmulas, como acesso a água potável e estrutura de saúde para o acompanhamento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo