Júlia, 23 anos, estudante universitária, procura atendiment...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a identificação do tipo de cefaleia com base nos sintomas relatados pela paciente. Para resolver esta questão, é essencial conhecer as características clínicas dos diferentes tipos de cefaleia.
A alternativa correta é A - cefaleia tensional.
A cefaleia tensional é descrita como uma dor de cabeça do tipo aperto ou pressão, geralmente bilateral, e é a forma mais comum de cefaleia. Nesta questão, a paciente, Júlia, relata que a dor é localizada na região frontal, tem aumento da frequência, é do tipo aperto, e piora no final do dia. Essas características são típicas de cefaleia tensional.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas:
B - migrânea clássica: A migrânea clássica geralmente é acompanhada de aura e outros sintomas como náuseas, vômitos e fotofobia, o que não é mencionado no caso de Júlia. A dor da migrânea tende a ser pulsátil e unilateral, ao contrário da descrição fornecida.
C - cefaleia em salva: Essa é uma dor de cabeça extremamente intensa, frequentemente descrita como em pontadas ou queimação, geralmente em torno de um olho, e pode ser acompanhada de lacrimejamento e congestão nasal. A duração e a localização dos sintomas mencionados não correspondem a cefaleia em salva.
D - migrânea transformada: É uma forma de migrânea crônica que evolui ao longo do tempo, geralmente em pacientes com história de migrânea. Júlia não tem história familiar de cefaleia nem sintomas que se associem a migrânea transformada.
Portanto, a alternativa A - cefaleia tensional é a que melhor se ajusta ao quadro apresentado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo