A falta de vitaminas pode causar doenças chamadas avitaminos...
Assinale a alternativa com a dieta correta para o tratamento de cada uma das quatro avitaminoses acima identificadas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vitamina A - Xeroftalmia, Nictalopia e Queratomalácia, relacionadas a córnea e a visão; Vitamina B1 – Beribéri, insuficiência cardíaca e respiratória; Vitamina B2 – Arriboflavinose, lesões e inflamações das mucosas da boca, dores de garganta; Vitamina B3 – Pelagra, distúrbios motores e neurológicos; Vitamina B5 – Parestesia, possíveis rompimentos das terminações nervosas; Vitamina B6 – Anemia; Vitamina B7 – Dermatite; Vitamina B9 – Anemia Megaloblástica e doenças neurológicas; Vitamina B12 – Anemia Megaloblástica; Vitamina C – Escorbuto, dificuldade de cicatrização, hemorragias e inflamações; Vitamina D – Raquitismo, crescimento inadequado em aporte mineral; Vitamina E – Infertilidade (homens) e aborto espontâneo (mulheres); Vitamina K – Diátese hemorrágica, sangramentos e hemorragias após um traumatismo.
Uma Hipervitaminose é classificada quando uma quantidade acima do ideal de vitamina é encontrada no sangue, geralmente associadas às lipossolúveis. Algumas Hipervitaminoses e suas doenças relacionadas:
Vitamina A – Hipervitaminose A, problemas de visão, fraquezas físicas e mentais; Vitamina B1 – Sonolência e moleza muscular; Vitamina B3 – Lesões hepáticas; Vitamina B5 – Diarreia e náuseas; Vitamina B6 – Confusão mental e lesões neuronais; Vitamina B9 - mascara os efeitos da carência de vitamina B12; Vitamina B12 – Acnes e erupções cutâneas; Vitamina C – Cálculos renais; Vitamina D – Hipervitaminose D, prisão de ventre, desidratação, vômitos e calcificação dos ossos; Vitamina E – Doenças cardiovasculares; Vitamina K – Aumento da coagulação sanguínea. (Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)
(1) raquitismo, relacionado a falta de vitamina D; (2) escorbuto, relacionado a falta de vitamina C; (3) hemorragias, relacionado a falta de vitamina K, e (4) cegueira noturna, relacionado a falta de vitamina A.
Fonte da imagem: site passeidireto.com
Assinale a alternativa com a dieta correta para o tratamento de cada uma das quatro avitaminoses acima identificadas.
A) (1) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina D. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina C. – (3) peixe como fonte de vitamina A. – (4) vegetais com folhas verdes como fontes de vitamina K. Incorreta. A cenoura, abóbora e fígado são fontes de vitamina A, e não D; peixes são ricos em vitamina D e E, e não em A.
B) (1) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina D. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina C. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina K. – (4) abóbora, fígado e cenoura como fontes de vitamina A. CORRETA. As vitaminas citadas em cada número são encontradas nesses alimentos relacionados, e com a ingestão deles, as hipovitaminoses ou avitaminoses podem ser tratadas, de acordo com cada doença.
C) (1) peixe, leite e gema de ovo como fonte de vitamina K. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina A. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina D. – (4) cenoura, abóbora e fígado como fonte de vitamina C. Incorreta. A vitamina K é encontrada em vegetais de folhas verdes, e não em peixes, leite e gema de ovo; frutas cítricas são fonte de vitamina C, e não A; Vegetais são ricos em vitamina K, e não D; cenoura, abóbora e fígado são fontes de vitamina A, e não C.
D) (1) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina D. – (2) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina K. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina A. – (4) frutas cítricas como fontes de vitamina C. Incorreta. Cenoura, abóbora e fígado são fontes de vitamina A, e não D; a vitamina K é encontrada em vegetais de folhas verdes, e não em peixes, leite e gema de ovo; vegetais são ricos em vitamina K, e não A.
E) (1) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina D. – (2) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina C. – (3) frutas cítricas como fontes de vitamina K. – (4) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina A. Incorreta. Vegetais são ricos em vitamina K, e não D; cenoura, abóbora e fígado são fontes de vitamina A, e não C; frutas cítricas são fonte de vitamina C, e não K; peixe, leite e gema de ovo são fontes de vitamina D, e não A.
Gabarito do Professor: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Raquitismo: ossos suaves e fracos — falta de vitamina D e cálcio.
Escorbuto: sangramento nas gengivas, fraqueza, fadiga, irritação na pele — falta de vitamina C.
Hemorragias: sangramento no nariz e em secreções, devido à deficiência na coagulação sanguínea — falta de vitamina K.
Cegueira noturna: dificuldade em enxergar bem na penumbra, em virtude de deficiência no funcionamento da retina — falta de vitamina A (também denominada de retinol).
Pegadinha comendo solta nessa
Raquitismo= Vitaminas D
ESCORBUTO= vitamina C
Hemorragias= vitaminas K
Cegueira noturna=vitamina A
Gab B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo