A falta de vitaminas pode causar doenças chamadas avitaminos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1623327 Biologia
A falta de vitaminas pode causar doenças chamadas avitaminoses, cujos sintomas dependem do tipo de vitamina que está deficiente. Em um estudo realizado em diferentes populações humanas, foram constatados os seguintes sintomas e doenças relacionados a avitaminoses: (1) raquitismo, (2) escorbuto, (3) hemorragias e (4) cegueira noturna.

Assinale a alternativa com a dieta correta para o tratamento de cada uma das quatro avitaminoses acima identificadas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre a falta de vitaminas que pode causar doenças (avitaminoses) e cita quatro doenças que foram constatadas em um estudo: raquitismo, escorbuto, hemorragias e cegueira noturna, todas relacionadas a avitaminoses. Pede-se a alternativa que indique a alimentação correta para tratamento dessas doenças. As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para nosso metabolismo, mas não sintetizados pelo organismo. Elas podem ser classificadas em vitaminas hidrossolúveis – solúveis em água, como a vitamina C e as do complexo B, e lipossolúveis – solúveis em óleos, gorduras e lipídios, como as vitaminas A, D, E e K. O excesso ou a falta de vitaminas pode causar doenças ou desregulações no metabolismo. Uma hipovitaminose é classificada quando há uma quantidade abaixo do recomendado de alguma vitamina no organismo. Algumas hipovitaminoses e suas doenças relacionadas:
Vitamina A - Xeroftalmia, Nictalopia e Queratomalácia, relacionadas a córnea e a visão; Vitamina B1 – Beribéri, insuficiência cardíaca e respiratória; Vitamina B2 – Arriboflavinose, lesões e inflamações das mucosas da boca, dores de garganta; Vitamina B3 – Pelagra, distúrbios motores e neurológicos; Vitamina B5 – Parestesia, possíveis rompimentos das terminações nervosas; Vitamina B6 – Anemia; Vitamina B7 – Dermatite; Vitamina B9 – Anemia Megaloblástica e doenças neurológicas; Vitamina B12 – Anemia Megaloblástica; Vitamina C – Escorbuto, dificuldade de cicatrização, hemorragias e inflamações; Vitamina D – Raquitismo, crescimento inadequado em aporte mineral; Vitamina E – Infertilidade (homens) e aborto espontâneo (mulheres); Vitamina K – Diátese hemorrágica, sangramentos e hemorragias após um traumatismo.
Uma Hipervitaminose é classificada quando uma quantidade acima do ideal de vitamina é encontrada no sangue, geralmente associadas às lipossolúveis. Algumas Hipervitaminoses e suas doenças relacionadas:
Vitamina A – Hipervitaminose A, problemas de visão, fraquezas físicas e mentais; Vitamina B1 – Sonolência e moleza muscular; Vitamina B3 – Lesões hepáticas; Vitamina B5 – Diarreia e náuseas; Vitamina B6 – Confusão mental e lesões neuronais; Vitamina B9 - mascara os efeitos da carência de vitamina B12; Vitamina B12 – Acnes e erupções cutâneas; Vitamina C – Cálculos renais; Vitamina D – Hipervitaminose D, prisão de ventre, desidratação, vômitos e calcificação dos ossos; Vitamina E – Doenças cardiovasculares; Vitamina K – Aumento da coagulação sanguínea. (Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

(1) raquitismo, relacionado a falta de vitamina D; (2) escorbuto, relacionado a falta de vitamina C; (3) hemorragias, relacionado a falta de vitamina K, e (4) cegueira noturna, relacionado a falta de vitamina A.



Fonte da imagem: site passeidireto.com


Assinale a alternativa com a dieta correta para o tratamento de cada uma das quatro avitaminoses acima identificadas.


A) (1) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina D. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina C. – (3) peixe como fonte de vitamina A. – (4) vegetais com folhas verdes como fontes de vitamina K. Incorreta. A cenoura, abóbora e fígado são fontes de vitamina A, e não D; peixes são ricos em vitamina D e E, e não em A.

B) (1) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina D. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina C. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina K. – (4) abóbora, fígado e cenoura como fontes de vitamina A. CORRETA. As vitaminas citadas em cada número são encontradas nesses alimentos relacionados, e com a ingestão deles, as hipovitaminoses ou avitaminoses podem ser tratadas, de acordo com cada doença.

C) (1) peixe, leite e gema de ovo como fonte de vitamina K. – (2) frutas cítricas como fontes de vitamina A. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina D. – (4) cenoura, abóbora e fígado como fonte de vitamina C. Incorreta. A vitamina K é encontrada em vegetais de folhas verdes, e não em peixes, leite e gema de ovo; frutas cítricas são fonte de vitamina C, e não A; Vegetais são ricos em vitamina K, e não D; cenoura, abóbora e fígado são fontes de vitamina A, e não C.

D) (1) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina D. – (2) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina K. – (3) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina A. – (4) frutas cítricas como fontes de vitamina C. Incorreta. Cenoura, abóbora e fígado são fontes de vitamina A, e não D; a vitamina K é encontrada em vegetais de folhas verdes, e não em peixes, leite e gema de ovo; vegetais são ricos em vitamina K, e não A.

E) (1) vegetais com folhas verdes como fonte de vitamina D. – (2) cenoura, abóbora e fígado como fontes de vitamina C. – (3) frutas cítricas como fontes de vitamina K. – (4) peixe, leite e gema de ovo como fontes de vitamina A. Incorreta. Vegetais são ricos em vitamina K, e não D; cenoura, abóbora e fígado são fontes de vitamina A, e não C; frutas cítricas são fonte de vitamina C, e não K; peixe, leite e gema de ovo são fontes de vitamina D, e não A.



Gabarito do Professor: B




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Raquitismo: ossos suaves e fracos — falta de vitamina D e cálcio.

Escorbuto: sangramento nas gengivas, fraqueza, fadiga, irritação na pele — falta de vitamina C. 

Hemorragias: sangramento no nariz e em secreções, devido à deficiência na coagulação sanguínea — falta de vitamina K.

Cegueira noturna: dificuldade em enxergar bem na penumbra, em virtude de deficiência no funcionamento da retina — falta de vitamina A (também denominada de retinol).

Pegadinha comendo solta nessa

Raquitismo= Vitaminas D

ESCORBUTO= vitamina C

Hemorragias= vitaminas K

Cegueira noturna=vitamina A

Gab B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo