Um homem de 50 anos de idade vem fazendo uso de sertralina ...
A alternativa que inclui formas de tratamento possíveis para essa queixa é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada, que envolve o tratamento de um paciente que faz uso de sertralina para ansiedade e apresenta efeitos colaterais sexuais indesejados.
O tema central dessa questão é a gestão dos efeitos colaterais sexuais provocados por antidepressivos, mais especificamente os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), como a sertralina. Esses medicamentos podem causar diminuição do desejo sexual e dificuldades de ejaculação.
Para resolver a questão, é necessário compreender que uma abordagem comum para gerenciar esse tipo de efeito colateral inclui a redução da dose do antidepressivo ou a adição de outro medicamento que contrabalance os efeitos indesejados.
A alternativa A é a correta: reduzir a dose de sertralina, adicionar bupropiona à prescrição. A bupropiona é um antidepressivo que, ao contrário dos ISRS, tende a aumentar a libido e pode ajudar a minimizar os efeitos sexuais indesejados da sertralina.
Vamos explicar por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Aumentar a dose de sertralina, adicionar imipramina à prescrição: Aumentar a dose de sertralina poderia piorar os efeitos colaterais sexuais. A imipramina, um antidepressivo tricíclico, não é conhecida por melhorar questões sexuais.
C - Manter a dose de sertralina, adicionar olanzapina à prescrição: Olanzapina é um antipsicótico que não tem efeito benéfico conhecido sobre disfunção sexual induzida por antidepressivos e pode até piorar a situação.
D - Manter a dose de sertralina, adicionar levomepromazina à prescrição: Levomepromazina é outro antipsicótico sem indicação para melhorar problemas sexuais relacionados a antidepressivos e pode causar outros efeitos colaterais indesejados.
E - Aumentar a dose de sertralina, adicionar clonazepam à prescrição: Clonazepam é um benzodiazepínico usado para tratar ansiedade, não disfunção sexual, e aumentar a sertralina pode agravar os efeitos colaterais sexuais.
Compreender as interações medicamentosas e os perfis dos efeitos colaterais é essencial para gerenciar o tratamento psiquiátrico de forma eficaz. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo