De acordo com o texto, na “compensação aparentemente natural...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172765 Psicologia
De acordo com o texto, na “compensação aparentemente natural das violências do trabalho, o tempo fora do trabalho não traz para todas as vantagens que poderíamos esperar” (DEJOURS, 2018), considere o uso do “tempo fora do trabalho” e analise as afirmativas abaixo.
Marque como verdadeiro (V) ou falso (F) e, a seguir, responda o que se pede.
( ) Os médicos do trabalho, na prática da fábrica, encontram às vezes este fenômeno se traduz pela recusa de certos operários em aceitar as paralisações de trabalho prescritas pelo médico que o está tratando. Este "presenteísmo" pode ter outras origens (de ordem salarial), mas há casos em que a causa é a luta individual para preservar um condicionamento produtivo arduamente adquirido.
( ) Se levarmos em conta o custo financeiro das atividades fora do trabalho (esporte, cultura, formação profissional) e do tempo absorvido pelas atividades inelásticas (tarefas domésticas, deslocamentos), poucos são os trabalhadores e as trabalhadoras que podem organizar o lazer de acordo com seus desejos e suas necessidades fisiológicas.
( ) O tempo fora do trabalho é desagregado do tempo despendido no trabalho, ao se deslocar para suas vidas pessoais os trabalhadores são, novamente livres e, enquanto artesãos de suas atividades alguns desenvolvem estereótipos comportamentais como resíduos anedóticos desenvolvidos ativamente nos ambientes de trabalho, mostrando o desenvolvimento de um vínculo psíquico com sofrimento.
( ) Assim, o ritmo ativo e cronometrado do tempo fora do trabalho não é somente uma contaminação, mas antes uma estratégia, destinada a manter eficazmente a repressão dos comportamentos espontâneos que marcariam uma brecha no condicionamento produtivo.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas