“Um importante tema de pesquisa e intervenção das clínicas d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Psicologia |
Q2172768 Psicologia
“Um importante tema de pesquisa e intervenção das clínicas do trabalho são as diversas formas de mal-estar relacionadas ao trabalho.” (BENDASSOLLI; SOBOLL, 2011). Sobre as patologias investigadas pelas clínicas do trabalho, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso):
( ) As “Patologias da Atividade” surgem quando o sujeito é impedido de exercer o controle sobre seu trabalho.
( ) Encontramos focos de sofrimento nos diversos processos de ruptura das trajetórias profissionais como, por exemplo, na situação de desemprego.
( ) A organização do trabalho não se apresenta como elemento a ser investigado nos processos de adoecimento do trabalhador.
( ) O stress, o burnout e a fadiga são exemplos de sofrimento categorizados como “Patologias da Solidão”.
( ) O sofrimento psíquico associado às situações de violência no trabalho surge quando os sujeitos, sem a mediação coletiva, são expostos a relações assimétricas de poder.
Assinale a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Patologia da atividade: ou "patologias da sobrecarga". Especificamente, encontramos aqui as diversas famflias de transtornos músculo-esqueléticos, como também o stress, o burnout, o karoshi, a fadiga e as formas brandas ou graves de dissociações psicológicas. O aspecto mais preocupante, nesse grupo, diz respeito ao bloqueio da atividade e, portanto, dos processos de subjetivação/personalização a ela associados.

O segundo grupo reúne as "patologias da solidão e da indeterminação no trabalho". A solidão ocorre devido à fragilização dos ofícios enquanto coletividades articuladas em torno de regras, normas, atividades e identidades comuns.

O terceiro grande grupo de patologias associam-se aos maus-tratos e à violência no trabalho. Pensa-se aqui nas diversas formas de assédio moral (que também é uma patologia da solidão ver DEJOURS, 2007), como também na exposição dos indivíduos a formas de poder contra os quais nem sempre eles têm uma resposta coletiva articulada.

Uma quarta categoria de patologias merece destaque como tema das clínicas do trabalho. Trata-se das depressões, suicídios e tentativas de suicídio (DEJOURS, 2007), assim como outras descompensações mentais, originárias em situações pós-traumáticas ou não.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo