Leia o texto abaixo: [...] O quilombo aparecia onde quer qu...
[...] O quilombo aparecia onde quer que a escravidão surgisse. Não era simples manifestação tópica. Muitas vezes, surpreende pela capacidade de organização, pela resistência que oferece; destruído parcialmente dezenas de vezes e novamente aparecendo, em outros locais, plantando a sua roça, constituindo suas casas, reorganizando a sua vida social e estabelecendo novos sistemas de defesa. O quilombo não foi, portanto, apenas um fenômeno esporádico. Constituía-se em fato normal dentro da sociedade escravista. Era reação organizada de combate a uma forma de trabalho contra a qual se voltava o próprio sujeito que a sustentava.
(MOURA, Clóvis. Rebeliões da Senzala. Editora Conquista, Rio de Janeiro, 1972, p. 87.)
A respeito da história dos quilombos no Brasil, considere as seguintes afirmativas:
1. Foi uma forma de organização dos escravos libertos, que não encontraram lugar na sociedade brasileira pós abolição.
2. O quilombo marcou sua presença durante todo o período escravista, existindo praticamente em toda a extensão do território nacional.
3. Sua estrutura social respondia a uma lógica particularmente militar, que visava desestabilizar a estrutura social dos senhores de escravos.
4. A quilombolagem se constituiu na unidade básica de resistência, fruto das contradições estruturais do sistema escravista, e sua dinâmica refletia a negação desse sistema.
Assinale a alternativa correta.
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Vamos analisar a questão sobre a história dos quilombos no Brasil. Primeiro, é importante saber que os quilombos foram comunidades formadas principalmente por escravos fugitivos, que resistiam à escravidão e buscavam construir suas próprias sociedades.
A alternativa C é a correta: Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Justificativa para a alternativa correta:
2. O quilombo marcou sua presença durante todo o período escravista, existindo praticamente em toda a extensão do território nacional.
Essa afirmativa é verdadeira. Os quilombos eram uma resposta ao sistema escravista e surgiram em várias partes do Brasil. Eles se tornaram um fenômeno comum e essencial na luta dos escravos por liberdade e autonomia.
4. A quilombolagem se constituiu na unidade básica de resistência, fruto das contradições estruturais do sistema escravista, e sua dinâmica refletia a negação desse sistema.
Esta afirmativa também é verdadeira. Os quilombos não apenas rejeitavam a escravidão, mas também eram uma forma organizada de resistência, mostrando as falhas e contradições do sistema escravista.
Análise das alternativas incorretas:
1. Foi uma forma de organização dos escravos libertos, que não encontraram lugar na sociedade brasileira pós-abolição.
Essa afirmativa está incorreta. Os quilombos surgiram e se desenvolveram durante o período escravista, não apenas após a abolição. Eles eram formados por escravos fugitivos e não por escravos libertos que não encontraram espaço na sociedade.
3. Sua estrutura social respondia a uma lógica particularmente militar, que visava desestabilizar a estrutura social dos senhores de escravos.
Esta afirmativa é falsa. Embora os quilombos tivessem defesas e estratégias de sobrevivência, seu principal objetivo não era militar. A estrutura era mais voltada para a autonomia e a construção de uma sociedade alternativa, não para desestabilizar a sociedade escravista de forma militar.
Compreender a história dos quilombos ajuda a entender a resistência dos escravos e a complexidade do período escravista no Brasil. As comunidades quilombolas representam um legado importante na luta pela liberdade e justiça social.
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Comentários
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1) Acredito que o erro está no termo "Escravos Libertos". Esses escravos que faziam parte do quilombo não eram escravos libertos, eram escravos que conseguiram fugir dos senhores de fazenda ou escravos resgatados pelo próprio quilombo.
3) Não consegui identificar o erro dessa assertiva
O erro da 3 é dizer que tinha fins militares.
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