A identificação das maiores aglomerações de população no Paí...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1623373 Geografia
A identificação das maiores aglomerações de população no País tem sido objeto de estudo do IBGE desde a década de 1960. A necessidade de fornecer conhecimento atualizado desses recortes impõe a identificação de formas urbanas que surgem a partir de cidades de diferentes tamanhos, em face da crescente expansão urbana não só nas áreas de economia mais avançada, mas também no Brasil como um todo. As mudanças tecnológicas e de comunicações promoveram o surgimento de formas complexas de urbanização. Um exemplo é o arranjo populacional, que é o agrupamento de dois ou mais municípios, onde há uma forte integração populacional devido aos movimentos pendulares para trabalho ou estudo, ou devido à contiguidade entre as manchas urbanizadas.
(Adaptado de: IBGE. Arranjos populacionais e concentrações urbanas do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.)
Com base no texto acima, que trata da proposta elaborada pelo IBGE quanto à identificação de arranjos populacionais no território brasileiro, é INCORRETO afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre o desenvolvimento urbano brasileiro e os arranjos populacionais buscamos a alternativa errada sobre o tema.

A) Cidades que crescem juntas tendem a produzir serviços e atividades complementares aumentando a quantidade de pessoas que se movimentam entre elas diariamente.
B) Conforme destacado no texto é um importante campo de estudo geográfico relacionado ao desenvolvimento e aplicação de políticas públicas.

C) A escala regional serve para compreender fenômenos que não são percebidos em escala nacional devido as dimensões continentais do Brasil. 

D) Questões como aumento dos preços das propriedades, deslocamentos de atividades produtivas para outros espaços e transportes são estudadas e compreendidas nestas modalidades de pesquisa.
E) Pelo contrário demonstram que questões que se achava restritas aos espaços de capitais metropolitanas já são encontradas em cidades médias no interior dos estados. 
GABARITO DO PROFESSOR: E

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra E

Vamos por partes. Entende-se como arranjos populacionais a forte integração entre dois ou mais municípios. Esta integração ocorre a partir dos movimentos pendulares, que é a necessidade de sair do município de residência para a realização de atividades relacionadas a trabalho e/ou estudo, ou devido à contiguidade entre as manchas urbanizadas, que são a aproximação entre os territórios urbanos.

Explicado como no contexto do texto o conceito de arranjo populacionais, vamos entender o item INCORRETO.

Os arranjos populacionais revelam o esgotamento das ideias de conurbação e metropolização para a análise dos atuais processos socioespaciais urbanos no Brasil.

Conurbação é a união de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico.

Metropolização é um fenômeno urbano que ocorre quando uma cidade se desenvolve muito, exercendo influências nas cidades vizinhas.

Você pode perceber como os conceitos se relacionam em contexto, então, o item se torna errado pelo fato de falar que há o esgotamento de ideias entre os três.

Obs: qualquer erro pode mandar msg.

Pelo contrário, a conurbação só aumenta!

Conurbação

  1. Crescimento horizontal de cidades
  2. junção espacial ----> sem perda da autonomia política de ambas

Megalópole

  1. Junção espacial de Metrópoles

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo