As instruções de alta hospitalar para um paciente submetido ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3035735 Radiologia
As instruções de alta hospitalar para um paciente submetido à terapia com 131I podem incluir, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a segurança e as instruções de alta para pacientes que receberam tratamento com o iodo-131 (¹³¹I), um isótopo radioativo usado frequentemente na terapia de doenças da tireoide, como o hipertireoidismo e câncer de tireoide. Para resolver esta questão, é necessário compreender as medidas de precaução que devem ser adotadas por pacientes que passaram por este tipo de tratamento para minimizar a exposição à radiação por parte de outras pessoas.

A alternativa C é a correta, pois afirma que "o paciente deve colher as excretas e armazenar por, pelo menos, 10 meias-vidas", o que não é uma prática comum ou recomendada. Na medicina nuclear, a estratégia é promover a rápida eliminação da radioatividade do corpo, e não armazenar as excretas.

Vamos analisar o porquê das demais alternativas serem incorretas:

A - O paciente deve tomar líquidos e urinar frequentemente.
Essa orientação é correta. Ingerir líquidos em abundância ajuda a acelerar a eliminação do iodo radioativo através da urina, reduzindo o tempo em que o corpo está exposto à radiação.

B - O paciente deve evitar o contato de outras pessoas com sua urina.
Esta instrução também está correta. Como a urina do paciente pode conter resíduos radioativos, é importante evitar que outras pessoas tenham contato com ela, prevenindo a contaminação.

D - O paciente deve dar descarga, pelo menos, duas vezes quando utilizar o vaso sanitário.
Esta recomendação é válida e serve para garantir que quaisquer resíduos radioativos sejam adequadamente descartados, minimizando o risco de exposição a outras pessoas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo