Sobre o MIBG-123I no emprego da avaliação da inervação miocá...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3035737 Radiologia
Sobre o MIBG-123I no emprego da avaliação da inervação miocárdica é incorreto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a utilização do MIBG-123I para avaliação da inervação miocárdica. Este radiofármaco é usado principalmente para investigar problemas cardíacos relacionados ao sistema nervoso, como a função simpática do coração. Para resolver a questão, é necessário entender como o MIBG-123I funciona e em quais situações ele é aplicado.

A alternativa correta é a B - representa uma alternativa para avaliar doença coronariana. Esta afirmação é incorreta porque o MIBG-123I não é utilizado para avaliar diretamente a doença coronariana. Ele é mais frequentemente usado para avaliar a função simpática do miocárdio, que pode ser afetada por várias condições cardíacas, mas não é específico para identificar a doença coronariana.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão corretas:

A - Apresenta correspondência com áreas hipocaptantes, em comparação com estudos com 99mTc-Sestamibi, na presença de área infartada: Esta alternativa está correta. O MIBG-123I pode revelar áreas de baixa captação em regiões infartadas, semelhante àquelas observadas em estudos com 99mTc-Sestamibi, pois ambas as técnicas observam a função cardíaca, mas sob diferentes aspectos.

C - Mostra hipocaptação difusa no pós-transplante imediato: Esta afirmação é verdadeira porque, após o transplante, a inervação simpática do coração muitas vezes não é imediatamente restabelecida, levando a uma captação difusa reduzida do MIBG-123I.

D - Patologias como cardiomiopatia hipertrófica podem ter indicação na avaliação de risco de morte súbita: Esta está correta. O MIBG-123I é usado para avaliar o risco de morte súbita em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica, pois ele pode indicar disfunções na inervação simpática, que são fatores de risco para arritmias fatais.

Concluindo, a afirmação incorreta é a de que o MIBG-123I serve como uma alternativa para avaliar a doença coronariana, pois sua principal função não é essa. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo