Qual o distúrbio ácido-básico que pode ocorrer ao se admini...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q648524 Enfermagem
Qual o distúrbio ácido-básico que pode ocorrer ao se administrar oxigênio para um paciente com hipercapnia crônica?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Acidose respiratória aguda.

Para entender essa questão, é importante saber o que ocorre quando se administra oxigênio a um paciente com hipercapnia crônica. Este é um estado onde há um aumento crônico de dióxido de carbono (CO2) no sangue, frequentemente visto em pacientes com doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como a DPOC.

Em condições normais, a respiração é controlada principalmente pelos níveis de CO2. No entanto, em pacientes com hipercapnia crônica, o corpo se adapta aos altos níveis de CO2 e a respiração passa a ser controlada pelo nível de oxigênio (hipóxia). Quando o oxigênio é administrado, a drive respiratória baseada na hipóxia pode ser suprimida, levando à retenção adicional de CO2. Isso resulta em um aumento ainda maior dos níveis de CO2, causando acidose respiratória aguda.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

B - Alcalose metabólica aguda: Este distúrbio ocorre quando há um aumento nos níveis de bicarbonato ou uma perda de ácido, o que não é diretamente relacionado com a administração de oxigênio em pacientes com hipercapnia crônica.

C - Acidose metabólica aguda: Este tipo de acidose acontece devido a um acúmulo de ácidos ou a perda de bicarbonatos, o que também não está ligado ao mecanismo de administração de oxigênio nesses pacientes.

D - Alcalose respiratória aguda: Este distúrbio ocorre mais comumente quando há uma hiperventilação, levando à diminuição dos níveis de CO2, o que é o oposto do que acontece ao administrar oxigênio a pacientes com hipercapnia crônica.

E - Disfunção ácido-básica mista aguda: Embora possa ocorrer uma combinação de distúrbios ácido-básicos, a situação descrita na questão está mais ligada a um único tipo de distúrbio resultante da retenção de CO2.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer a questão!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O principal estímulo para o centro respiratório cerebral é o valor da PaCo2. O paciente com hipercapnia crônica >50 mmHG já está acostumado com níveis altos de Co2 no sangue, portanto o centro respiratório fica insensível aos níveis elevados de dióxido de carbono. Ou seja, o estímulo para respirar não ocorre mais pelo excesso de Co2 e sim pela hipoxemia. Quando administramos oxigênio, a hipoxemia é revertida, logo esse paciente irá hipoventilar, pois perdeu seu estímulo crônico de respiração, e entrará em uma acidose respiratória aguda. Caso queiram ler mais sobre o assunto, procurem no google sobre "Narcose por oxigênio".

A oxigenoterapia em pacientes com doenças respiratórias cronicas é dada com muita cautela, caso a hipoxemia seja revertida de forma rápida, em alto fluxo, e não haja intervenção imediata e/ou materias para VM, o paciente pode evoluir para óbito em poucos minutos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo