Em relação ao Programa Nacional das Doenças Sexualmente ...
Em relação ao Programa Nacional das Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS do Ministério da Saúde, analise as proposições abaixo colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) A transmissão do HIV de mãe para filho, conhecida como transmissão vertical, pode se dar durante a gestação, durante o trabalho de parto, no parto e pela amamentação.
( ) No pré natal, a gestante é orientada a realizar exames para proteger sua saúde e prevenir a transmissão de doenças para seu bebê.
( ) O teste anti-HIV deve ser realizado com o consentimento da gestante, e ela tem o direito ao sigilo quanto ao resultado.
( ) Os testes rápidos anti-HIV realizados no momento do pré parto, em gestantes que não fizeram o acompanhamento do pré natal, ou que apesar de terem realizado não tenham sido testadas para o HIV, não há necessidade do consentimento da mesma, haja vista que essa medida possibilitará a instituição de intervenções que visem a redução da transmissão vertical.
( ) A realização do pré natal, com oferecimento da testagem para o HIV e do aconselhamento pré e pós teste, amplia as chances da gestante ter um bebê saudável, por possibilitar diagnóstico precoce e tratamento adequado da gestante soropositiva para o HIV e de seu recém-nascido, como a cirurgia cesariana, o uso do AZT quimioprofilático e a não amamentação
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (16)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D.
Vamos explorar o porquê de cada proposição ser verdadeira ou falsa:
(1) A transmissão do HIV de mãe para filho, conhecida como transmissão vertical, pode se dar durante a gestação, durante o trabalho de parto, no parto e pela amamentação.
Comentário: Esta afirmativa é verdadeira. A transmissão vertical do HIV pode ocorrer em diferentes momentos: durante a gestação, no trabalho de parto, durante o parto e através da amamentação. Assim, medidas preventivas durante o pré-natal e após o parto são essenciais para reduzir esse risco.
(2) No pré-natal, a gestante é orientada a realizar exames para proteger sua saúde e prevenir a transmissão de doenças para seu bebê.
Comentário: Verdadeira. O pré-natal é um período crucial para a realização de exames que possam identificar e tratar possíveis infecções, incluindo o HIV, visando a saúde da gestante e a prevenção de transmissão vertical.
(3) O teste anti-HIV deve ser realizado com o consentimento da gestante, e ela tem o direito ao sigilo quanto ao resultado.
Comentário: Verdadeira. A prática ética e legal exige que a gestante dê seu consentimento para a realização do teste anti-HIV e, além disso, ela tem direito à confidencialidade dos resultados.
(4) Os testes rápidos anti-HIV realizados no momento do pré-parto, em gestantes que não fizeram o acompanhamento do pré-natal, ou que, apesar de terem realizado, não tenham sido testadas para o HIV, não há necessidade do consentimento da mesma, haja vista que essa medida possibilitará a instituição de intervenções que visem a redução da transmissão vertical.
Comentário: Falsa. Mesmo em situações de emergências, como no momento do pré-parto, o consentimento da gestante é necessário para a realização de testes, respeitando os princípios éticos e legais de autonomia e confidencialidade.
(5) A realização do pré-natal, com oferecimento da testagem para o HIV e do aconselhamento pré e pós-teste, amplia as chances da gestante ter um bebê saudável, por possibilitar diagnóstico precoce e tratamento adequado da gestante soropositiva para o HIV e de seu recém-nascido, como a cirurgia cesariana, o uso do AZT quimioprofilático e a não amamentação.
Comentário: Verdadeira. O pré-natal eficaz, que inclui testagem para o HIV e aconselhamento, é crucial para o diagnóstico precoce. Isso permite intervenções oportunas, como a cesariana eletiva e o uso de AZT durante o parto, além de evitar a amamentação, todas estratégias para prevenir a transmissão vertical do HIV.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lembrando que se a gestante tiver carga viral <1000 cel ela poderá fazer parto normal. Tudo isso deve ser analisado e verificado nas últimas semanas pós parto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo