A partir dos valores dos parâmetros constantes da figura do ...
O conhecimento das propriedades e dos componentes dos
solos é fundamental para a estabilidade e o desempenho de
diversas obras civis. A figura precedente apresenta, graficamente,
o resultado de um ensaio realizado, em laboratório, em uma
amostra de solo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O ensaio de cisalhamento direto trata-se do ensaio realizado com o objetivo de determinar a resistência ao cisalhamento do solo. O ensaio é feito submetendo uma amostra de solo a uma tensão normal constante e, na sequência, aplicando uma tensão cisalhante crescente, em um dado plano de inclinação, até que o solo rompa por cisalhamento. Como resultados, o ensaio fornece uma correlação entre a tensão cisalhante a tensão normal, a coesão do solo (força de atração entre os átomos e moléculas que resiste que o solo rompa) e o ângulo de atrito (ângulo máximo que a força transmitida ao solo pode fazer com a força normal à superfície de contato, sem que haja o cisalhamento do solo no plano de ruptura).
Visto isso, tem-se que a resistência ao cisalhamento dos solos depende da coesão e do ângulo de atrito. Ela é calculada pela seguinte equação:
Em que τ é a resistência ao cisalhamento do solo; c a coesão; σ a tensão normal vertical; e φ o ângulo de atrito do solo.
Solos grossos (tais como a areia), possuem coesão nula. Porém, solos finos (tais como a argila), possuem coesão diferente de zero.
Na envoltória do enunciado, observa-se a tensão de cisalhamento igual a coesão (a qual também equivale ao raio da envoltória), associada com um ângulo de atrito igual a zero. Isso é característico de argilas. Logo, a alternativa D está correta.
Gabarito do professor: letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo