A utilização de aditivos incorporadores de ar em concretos é...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969849 Engenharia Civil
A utilização de aditivos incorporadores de ar em concretos é uma prática comum e sua aplicação influencia diversas propriedades do concreto nos estados fresco e endurecido. Nesse contexto, tendo em vista que algumas características responsáveis pela qualidade final do concreto devem ser verificadas antes de seu processo de endurecimento, a determinação do teor de ar no concreto fresco pode ser realizada por meio do
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições.  Ele é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio de sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado, constituindo o concreto armado ou o concreto protendido.

 

A NBR 11768-1 (ABNT, 2019) é a norma técnica brasileira que trata sobre aditivos químicos para concreto de cimento Portland. Em sua 3.1, a NBR 11768-1 (ABNT, 2019) define o aditivo para concreto como o “produto adicionado e misturado no concreto, em quantidade geralmente não superior a 5 % da massa de ligante total contida no concreto, com o objetivo de modificar suas propriedades no estado fresco e/ou no estado endurecido".

 

Visto isso, o ensaio realizado com o objetivo de determinar o teor de ar no concreto fresco é o ensaio do método pressiométrico. Tal ensaio determina o teor de ar com base na variação de volume sofrida pelo concreto ao se aplicar uma pressão. Logo, a alternativa D está correta.

 

Quanto aos outros ensaios citados, vale ressaltar que:

 

- O slump test, também conhecido como “ensaio do abatimento de tronco de cone" ou “ensaio de abatimento do concreto", trata-se de um ensaio cujo objetivo é avaliar a consistência do concreto que, por sua vez, está diretamente relacionada à importantes propriedades do concreto em seu estado fresco, sendo a principal delas a trabalhabilidade. A determinação da consistência do concreto pelo abatimento do tronco de cone é norteada pela norma NBR NM 67 (ABNT, 1998). Em resumo, o ensaio slump test consiste em preencher sobre uma superfície plana, um molde tronco-cônico com o concreto em três camadas devidamente compactadas e, na sequência, retirar o molde lentamente. O slump (ou abatimento), consiste na diferença, em centímetros, entre a altura do molde e a altura do tronco de cone de concreto fresco;

 

- O aparelho de Vebe, mais conhecido como consistômetro de Vebe, trata-se de um equipamento cuja função é aferir a consistência do concreto. Ele consiste numa espécie de mesa vibratória;

 

- O ensaio de compressão simples, como o próprio nome sugere, visa determinar a resistência à compressão do concreto;

 

- O squeeze flow é um ensaio em que um material é pressionado entre duas placas paralelas. Ele é empregado para avaliar o comportamento reológico de alguns materiais, em especial o da argamassa.

 

Gabarito do professor: letra D.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 11768-1: Aditivos químicos para concreto de cimento Portland - Parte 1: Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo