Os equipamentos de proteção padronizados pelas normas e proc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781849 Enfermagem
Os equipamentos de proteção padronizados pelas normas e procedimentos de biossegurança funcionam como barreira contra a transmissão de micro-organismos e devem ser utilizados de acordo com o tipo de atividade realizada e o risco de exposição aos patógenos. São considerados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) são essenciais para garantir a segurança dos profissionais de saúde, funcionando como barreira contra a transmissão de micro-organismos. A utilização adequada dos EPIs é fundamental para proteger tanto o profissional quanto o paciente durante os procedimentos que oferecem risco de exposição a patógenos.

A questão avalia o conhecimento do candidato sobre quais itens são considerados EPIs, conforme as normas de biossegurança. Para responder corretamente, é necessário estar familiarizado com os principais EPIs utilizados na área da saúde.

Justificativa da Alternativa Correta:

A - Óculos de proteção; aventais; sapatos; e, botas para os pés.

Esta alternativa está correta porque lista equipamentos que são, de fato, considerados EPIs. Óculos de proteção são utilizados para proteger os olhos de respingos de fluidos biológicos, aventais protegem a pele e a roupa de contaminantes, e sapatos e botas são usados para proteger os pés de substâncias perigosas e objetos perfurantes.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Óculos de proteção; caixa de descarte de pérfuro-cortantes; e, luvas.

A caixa de descarte de pérfuro-cortantes não é um EPI, mas sim um equipamento de segurança para o descarte seguro de objetos perfurocortantes como agulhas, seringas e lâminas.

C - Gorros; aventais; sapatos; botas para os pés; e, barreiras contra radiação.

A barreira contra radiação é um equipamento de proteção, mas é classificada como Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), não individual. Enquanto gorros, aventais, sapatos e botas são EPIs, a presença da barreira contra radiação torna a opção incorreta.

D - Máscaras; luvas; aventais; óculos de proteção; e, caixa de descarte de pérfuro-cortantes.

Novamente, a caixa de descarte de pérfuro-cortantes não se classifica como EPI. Máscaras, luvas, aventais e óculos de proteção são EPIs, mas a presença da caixa de descarte invalida a alternativa.

Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o tema de EPIs e sua importância no ambiente de saúde. Qualquer dúvida, estarei à disposição para ajudar!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A. Os equipamentos de proteção padronizados pelas normas e procedimentos de biossegurança funcionam como barreira contra a transmissão de micro-organismos e devem ser utilizados de acordo com o tipo de atividade realizada e o risco de exposição aos patógenos. Os óculos de proteção, aventais, sapatos e botas para os pés são exemplos de EPIs que ajudam a prevenir a exposição a agentes infecciosos. É importante ressaltar que a escolha do EPI deve ser feita de acordo com o risco envolvido na atividade exercida, e que a utilização adequada desses equipamentos é fundamental para a segurança do trabalhador e para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo