Leia os textos a seguir. Texto I “Esse experimento com o D...
Leia os textos a seguir.
Texto I
“Esse experimento com o Demetricator pode ajudar a melhorar o sistema e o acesso à internet.” (3º §)
Texto II
Disponível em: <https://www.diariocachoeirinha.com.br/_conteudo/2016/12/noticias/regiao/2043675-charges-e-cartuns-ganham-maisespaco-com-internet-e-redes-sociais.html>. Acesso em: 08 fev. 2020.
A crase representa um dos metaplasmos por supressão de fonemas a que as palavras estão sujeitas à medida que uma língua evolui.
A esse respeito, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Entendendo-se que a crase se caracteriza pela fusão de duas vogais idênticas, está correto o seu emprego em “... acesso à internet.” (Texto I), pois indica-se adequadamente a contração da preposição “a”, exigida pela regência da palavra “acesso”, com o artigo feminino “a”, que acompanha o substantivo feminino “internet”.
ASSIM,
II. o sinal indicativo de crase também deveria ser usado em “inventei a internet” (Texto II) e, por esse motivo, a sua ausência caracteriza um erro quanto ao seu emprego na referida frase, já que “inventar” é um verbo transitivo indireto, regido de preposição “a”, e o artigo “a” determina o substantivo feminino “internet”; logo, o certo é grafar: “inventei à internet”.
Sobre essas asserções, é correto afirmar que