Segundo OKESON (2013), em relação à articulação temporomandi...
Segundo OKESON (2013), em relação à articulação temporomandibular (ATM), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, associando a sequência final ao gabarito.
( ) A ATM proporciona um movimento de dobradiça em um plano e, dessa forma, pode ser considerada uma articulação ginglimoidal. No entanto, ao mesmo tempo, ela também pode proporcionar movimentos de deslizamento, o que a classifica como uma articulação artrodial. Portanto, tecnicamente, pode ser tida como uma articulação ginglimoartrodial.
( ) Funcionalmente, o disco articular age como um osso não calcificado, o que permite os movimentos complexos da articulação. Uma vez que o disco articular funciona como um terceiro osso, a ATM é considerada uma articulação composta.
( ) O líquido sinovial lubrifica as superfícies articulares por meio de três mecanismos. O primeiro é chamado de lubrificação divisória, o segundo é conhecido como lubrificação exsudativa e o terceiro é a lubrificação osmótica.
( ) Histologicamente, as superfícies articulares da fossa e do côndilo mandibulares são compostas por três camadas ou zonas distintas: zona articular, zona proliferativa e a zona de cartilagem calcificada.
( ) A ATM é ricamente suprida por uma variedade de vasos que a circundam. Os vasos predominantes são a artéria temporal superficial para a porção posterior, a artéria meníngea média para a porção anterior e a artéria maxilar interna para a porção inferior. Outras artérias importantes são a auricular profunda, a timpânica anterior e a faríngea ascendente. O côndilo recebe seu suprimento vascular, através de seus espaços medulares, por meio da artéria alveolar inferior e também por “vasos alimentadores”, que entram diretamente na cabeça do côndilo.