Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), em outubro de 2003, o Fo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1009043 Radiologia

Segundo ANSEL, H. C. et al. (2013), em outubro de 2003, o Food and Drug Administration (FDA) aprovou o azul da prússia para o tratamento de pacientes que foram expostos e contaminados com níveis prejudiciais de césio-137 (137Cs) ou tálio. Esses agentes radiativos são também utilizados por terroristas para a fabricação de bombas químicas, que seriam inaladas ou ingeridas pelas vítimas. Com base nos seus conhecimentos sobre o césio-137, tálio e antídotos para à exposição à radiação, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta:

I- Convencionalmente, o 137Cs é utilizado em vários aparelhos destinados ao tratamento de determinadas neoplasias.

II- O tálio não radiativo é empregado industrialmente como veneno de rato enquanto o tálio radiativo é usado em pequenas quantidades na obtenção de imagens.

III- O azul da prússia é administrado oralmente, em adultos e adolescentes, em uma dose de 3g, uma única vez ao dia, para combater a exposição à radiação ao tálio e/ou césio.

IV- O azul da prússia também é conhecido como hexacianoferrato cúprico.

V- Após administração oral, o azul da prússia atua capturando os íons césio e tálio presentes no trato gastrintestinal e interrompe a reabsorção para a circulação sistêmica.

Alternativas