A entrada das mulheres na Polícia Militar se deu junto com o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: PM-CE Prova: FGV - 2021 - PM-CE - Soldado da Polícia Militar |
Q1844883 Conhecimentos Gerais
A entrada das mulheres na Polícia Militar se deu junto com o processo de redemocratização do país. A respeito da participação feminina na corporação, leia o trecho da entrevista de Tatiana Lima, Capitã da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a seguir. Eu entrei em 2008, fiz a academia, me formei em 2010 e fui trabalhar nas ruas. Eu peguei um momento em que a entrada das mulheres nas UPPs foi muito valorizada, pois a imagem das policiais femininas ajudou muito na pacificação. A gente precisava do diálogo com a comunidade e as mulheres por serem mais humanas e acolhedoras conseguiram abrir esse espaço. Então, externamente foi bom. Internamente, principalmente nas missões operacionais, o preconceito continuou. A mulher continua sendo vista como mais fraca. Em uma operação com emprego de armas longas utilizadas em massa, sempre duvidam da performance da mulher. Hoje as mulheres estão começando a mostrar de forma positiva que também querem ocupar esse espaço. O importante é treinar e tentar igualar a eficiência da resposta física, apesar dos homens terem uma genética mais favorável. Tudo é treino. Adaptado de https://www.nexojornal.com.br/profissoes/2021/04/16 Segundo o testemunho da entrevistada, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é uma questão mais de interpretação de texto, do que de conteúdo acadêmico. De qualquer maneira, pode-se destacar que as mulheres passaram a fazer parte das corporações militares na década de 1990. Entre tantos outros, esse campo de trabalho foi, por séculos, exclusivo dos homens e baseado em atributos considerados masculinos. Apesar disso, as mulheres passaram fazer o mesmo trabalho dos homens na Polícia Militar. No entanto, o preconceito dos policiais em relação a elas permanece como uma rotina na corporação. Para saber mais, veja o artigo “Relações de gênero na polícia militar: narrativas de mulheres policiais" de Lara, Campos, Stefano e Andrade na Revista Holos (33, 4). Também disponível em meio digital.

 

A)      INCORRETA – Os preconceitos dos policiais homens em relação às policiais mulheres impedem uma relação de igualdade de gênero no interior da corporação.

 

B)      INCORRETA – Segundo o texto, as mulheres enfrentam as situações de confronto de igual para igual com os homens, inclusive manipulando o mesmo tipo de armamento.

 

C)      INCORRETA – As mulheres policiais são preparadas para toda e qualquer missão da PM, pacificação e/ou confrontos.

 

D)      CORRETA – Uma das demandas para entrada na corporação é o treinamento físico que coloca homens e mulheres em pé de igualdade nas ações da PM.

 

E)      INCORRETA – As mulheres na PM desempenham as mesmas funções que os homens, tarefas burocráticas, pacificações e confrontos.

 

RESPOSTA: D 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O exercício das funções de policial militar exige boa condição física devido às missões e necessidades inerentes ao serviço militar. Sendo assim, a preocupação com a composição corporal e desempenho físico é constante na formação de tais profissionais.

Gabarito: D.

interpretação de texto.

gabarito: D

Gabarito: D

 Tudo é treino.

O erro começa em “capitã”, não existe esse termo no militarismo, e sim capitão, independente do sexo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo