O trauma de face acomete principalmente indivíduos do sexo m...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D está correta.
Comentário sobre a alternativa correta (D):
As fraturas de órbita do tipo "blow-out" ocorrem quando há um aumento súbito da pressão dentro da órbita, geralmente devido a um impacto direto, que leva à herniação do conteúdo orbitário, como gordura e músculos extraoculares, para os seios maxilares ou etmoidais. Esse tipo de fratura é característico porque a parede orbitária, sendo mais fina, cede ao aumento de pressão, sem lesionar o rebordo orbitário.
Comentário sobre as alternativas incorretas:
A - A órbita é constituída de 7 ossos: frontal, zigomático, maxilar, esfenóide, etmoide, palatino e lacrimal. Portanto, a afirmação de que a órbita é composta por apenas cinco ossos está incorreta.
B - A maior causa de enoftalmia não é a fratura da parede lateral da órbita: A enoftalmia, que é o afundamento do globo ocular, está mais associada à fratura da parede inferior da órbita (assoalho), não à parede lateral ou medial. Essas fraturas podem causar deslocamento do conteúdo orbitário para o seio maxilar, levando a enoftalmia.
C - No trauma de face, o uso de sonda gástrica não deve ser via intranasal: Em traumas centrofaciais, o uso de sonda nasogástrica está contraindicado devido ao risco de base de crânio fraturada, onde a introdução da sonda poderia penetrar na cavidade craniana. Quando necessário, a introdução deve ser feita por via oral.
Espero que este comentário tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema abordado na questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo