Malformações da linha média nasal são consequências de falha...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3036743 Medicina
Malformações da linha média nasal são consequências de falhas no desenvolvimento embriológico das células da crista neural. Dessas malformações, fazem parte os cistos dermoides nasais, gliomas e meningoencefalocele. Sobre o assunto, marque a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre malformações da linha média nasal, que são falhas no desenvolvimento embriológico das células da crista neural. Essas malformações incluem cistos dermoides nasais, gliomas e meningoencefalocele.

A alternativa D é a correta. Ela descreve adequadamente a meningoencefalocele, uma condição em que a endoscopia nasal pode mostrar uma massa pulsátil que se insere na lâmina cribriforme. Essa massa é suscetível ao aumento de volume quando a veia jugular é comprimida no pescoço, um fenômeno conhecido como sinal de Fustenberg. Este é um ponto chave para o diagnóstico diferencial de malformações da linha média nasal.

Vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - "Das malformações de linha média, os gliomas são os mais comuns." Esta afirmação está incorreta. Os cistos dermoides são, na verdade, as malformações mais comuns da linha média nasal, não os gliomas.
  • B - "O glioma apresenta-se como massa compressível, não pulsátil, com sinal de Fustenberg positivo." Esta alternativa é falsa, pois os gliomas são não compressíveis e não apresentam sinal de Fustenberg positivo, diferentemente das meningoencefaloceles.
  • C - "O cisto dermoide manifesta-se como tumor compressível no dorso nasal e suscetível a aumento quando realizada valsalva..." Esta afirmação mistura características incorretas. Os cistos dermoides não aumentam com a manobra de Valsalva, que é uma característica de malformações que se comunicam com o espaço intracraniano.

Ao responder perguntas sobre otorrinolaringologia, especialmente envolvendo desenvolvimento embriológico, é importante focar nos sinais clínicos e características específicas de cada condição. Cada tipo de malformação tem características únicas que ajudam no diagnóstico diferencial.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo