Com relação à fabricação do papel, após ter passado pelo es...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q739786 Design Gráfico
Com relação à fabricação do papel, após ter passado pelo estágio inicial de produção, o papel passa por prensas revestidas de feltro e por uma série de cilindros aquecidos, chegando, ao final da produção, a ter até que porcentagem de água?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão apresentada sobre a fabricação do papel e a quantidade de água que ele possui ao final do processo de produção. O tema central aqui é a fabricação do papel, um assunto importante na área de produção gráfica e design, pois o papel é um dos principais suportes para conteúdos impressos.

A fabricação do papel envolve várias etapas, começando com a mistura de fibras em água para formar uma polpa. Esta polpa é então espalhada em uma esteira e passa por prensas e cilindros aquecidos para remover a água. Ao final do processo, o papel ainda retém uma pequena quantidade de umidade.

Resumo Teórico: Durante a fabricação do papel, após a etapa inicial onde a polpa líquida é formada, o material passa por uma série de prensas revestidas de feltro e cilindros aquecidos. A finalidade dessas etapas é reduzir a quantidade de água presente no papel até que ele atinja a umidade residual ideal para seu uso final. De acordo com a maioria dos processos industriais, o papel chega ao final da produção com aproximadamente 7% de água.

Alternativa Correta: A - 7

A alternativa correta é **7**. Isso se baseia no fato de que, após passar pelas prensas e cilindros, o papel deve ter uma umidade residual em torno de 5% a 7%, para garantir a qualidade e estabilidade necessária no produto final. Essa porcentagem é um padrão na indústria de papel (Fonte: Technical Association of the Pulp and Paper Industry, TAPPI).

Análise das Alternativas Incorretas:

  • B - 12: Esta opção sugere uma umidade alta para o papel finalizado. Um papel com 12% de umidade não estaria adequado para uso, pois poderia facilmente deteriorar e apresentar problemas de impressão.
  • C - 18: Assim como a alternativa B, 18% de umidade é excessivo para o papel finalizado, tornando-o suscetível a deformações e não apropriado para a maioria das aplicações.
  • D - 25: Um papel com 25% de umidade estaria praticamente saturado, o que é impraticável para uso comercial ou industrial.
  • E - 30: Essa quantidade de umidade é extremamente alta e inviabilizaria o uso do papel em praticamente qualquer aplicação, além de não ser viável do ponto de vista de fabricação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo