No Novo Testamento, os Evangelhos sinóticos revelam semelha...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, é importante compreender o que são os evangelhos sinóticos. Os evangelhos sinóticos são Mateus, Marcos e Lucas, assim chamados porque compartilham uma visão semelhante sobre a vida e os ensinamentos de Jesus. Eles apresentam muitos dos mesmos eventos em uma sequência similar e com muitas das mesmas palavras.
Alternativa Correta: A - Marcos é considerado o primeiro dos sinóticos pela maioria dos estudiosos contemporâneos.
Justificativa: A maioria dos estudiosos bíblicos acredita que o Evangelho de Marcos foi o primeiro a ser escrito dos evangelhos sinóticos. Isso é baseado em análises textuais que indicam que Mateus e Lucas provavelmente usaram Marcos como uma de suas fontes.
Alternativas Incorretas:
B - Lucas é conhecido nos sinóticos pela tradição cristã como o “discípulo amado”.
Esta alternativa está incorreta porque o termo "discípulo amado" é uma referência tradicionalmente associada a João, não a Lucas. Lucas, de acordo com a tradição, foi um médico e companheiro do apóstolo Paulo.
C - Mateus, Marcos, Lucas e João fazem parte dos evangelhos sinóticos.
João não é considerado um dos evangelhos sinóticos. Enquanto Mateus, Marcos e Lucas compartilham muitas semelhanças, o Evangelho de João é bastante diferente em estilo e conteúdo.
D - Mateus escreve a Teófilo.
Esta alternativa está errada porque é Lucas quem se dirige a Teófilo no início de seu evangelho e também no livro dos Atos dos Apóstolos.
E - Os sinóticos narram o ministério de Jesus a começar de Jerusalém.
Esta afirmação está incorreta porque os evangelhos sinóticos iniciam o ministério de Jesus na Galileia, não em Jerusalém.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo