O cuidado pastoral na contemporaneidade se estrutura a part...
Assinale a alternativa cuja ação ou atitude estejam corretamente coerentes com a prática do cuidado pastoral.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta sobre o cuidado pastoral na contemporaneidade. O tema central é entender quais ações e atitudes são coerentes com a prática do cuidado pastoral nos dias atuais. Esse tema requer conhecimentos sobre práticas pastorais e suas aplicações em contextos modernos de cuidado comunitário e individual.
A alternativa correta é a A: Atentar-se para as questões existenciais que conduzem a pessoa humana ao sofrimento e desespero característicos das sociedades contemporâneas. Essa opção é correta porque reflete uma atitude essencial no cuidado pastoral, que é prestar atenção aos problemas emocionais e existenciais que afetam as pessoas nas sociedades atuais. Tratar do sofrimento e desespero ajuda a oferecer suporte espiritual e emocional, promovendo o bem-estar.
Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
B: Cultivar uma boa qualidade dos relacionamentos primários dentro da comunidade, a fim de promover interveniências ideológicas que conduzem à competitividade. Esta opção é incorreta porque o cuidado pastoral deve focar em acolhimento e apoio, não em fomentar competitividade, que pode ser prejudicial ao bem-estar comunitário.
C: Priorizar o aumento numérico da comunidade local para que ela se torne autossuficiente financeiramente o mais rápido possível. Esta afirmação está incorreta porque prioriza objetivos financeiros e numéricos em vez do cuidado e apoio espiritual e emocional, que são o foco do cuidado pastoral.
D: Promover a comunidade até que cada indivíduo seja capaz de cuidar de si mesmo e o cuidado mútuo seja desnecessário. Esta alternativa é errada porque sugere que o cuidado mútuo se tornaria desnecessário, o que vai contra o princípio do cuidado pastoral, que valoriza o apoio contínuo e recíproco.
E: Mobilizar os esforços pastorais para redimir as pessoas e colocá-las no caminho certo. Esta opção também está errada, pois implica em uma postura paternalista e autoritária, enquanto o cuidado pastoral deve ser compassivo e inclusivo, respeitando a individualidade e as escolhas pessoais.
Espero que esta análise tenha ajudado a compreender melhor o tema e a lógica por trás da escolha da alternativa correta. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo