Todos os recém-nascidos devem receber a vitamina K. O proto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q997327 Enfermagem
Todos os recém-nascidos devem receber a vitamina K. O protocolo injetável é muito parecido em todos os países, sendo que alguns recomendam que se dê a injeção no primeiro dia de vida e outros especificam que seja feito na primeira hora de vida. A medida objetiva promover a profilaxia da
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A criança ao nascer deve receber uma dose de vitamina K intramuscular para prevenção de doença hemorrágica. Alternativa A está certa.

A vitamina K não tem relação com a meningite bacteriana ou doença febril. Alternativas B e D estão erradas.

A prevenção da oftalmia gonocócica se faz por meio da aplicação de uma gota de nitrato de prata a 1% no fundo do saco lacrimal inferior de cada olho. Logo, a alternativa C está incorreta.

Gabarito do Professor: Letra A.

Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança : crescimento e desenvolvimento / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata da importância da administração da vitamina K em recém-nascidos. A resposta correta é a alternativa A, que aponta para a profilaxia da doença hemorrágica. Isso se deve ao fato de que recém-nascidos possuem deficiência de vitamina K, o que pode levar a problemas de coagulação sanguínea e, consequentemente, a hemorragias. A administração da vitamina K é uma medida preventiva para evitar esses problemas e garantir a saúde do recém-nascido. É importante ressaltar que a administração da vitamina K é um procedimento padrão em todo o mundo e deve ser realizado por profissionais de saúde qualificados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo