Segundo guia para uso de hemocomponentes do Ministério da S...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q997343 Enfermagem

Segundo guia para uso de hemocomponentes do Ministério da Saúde, publicado em 2015, a transfusão de sangue e hemocomponentes é uma tecnologia relevante na terapêutica moderna. Usada de forma adequada em condições de agravos da saúde, pode salvar vidas e melhorar a saúde dos pacientes.

O arsenal terapêutico no suporte hemoterápico não inclui

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Principais hemocomponentes disponíveis como arsenal terapêutico são: Concentrado de hemácias (CH), Concentrado de plaquetas (CP), Plasma fresco congelado (PFC), Plasma isento do crioprecipitado (PIC), Plasma fresco congelado de 24 horas (PFC24), Crioprecipitado (CRIO) e Concentrado de granulócitos (CG). Do PFC pode-se obter a albumina, globulinas e concentrado de fatores de coagulação. Logo, a albumina é uma proteína plasmática natural obtida a partir do plasma de doadores.

Os aminoácidos não fazem parte do arsenal terapêutico no suporte hemoterápico. Portanto somente a letra A traz um componente que não faz parte do arsenal terapêutico.

Gabarito do Professor: Letra A.

Bibliografia

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Guia para uso de hemocomponentes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada e Temática. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.





Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A, pois o arsenal terapêutico no suporte hemoterápico não inclui aminoácidos. O texto apresenta a importância da transfusão de sangue e hemocomponentes como tecnologia relevante na terapêutica moderna, podendo salvar vidas e melhorar a saúde dos pacientes. Em seguida, é apresentado um conjunto de opções de hemocomponentes que podem ser utilizados na terapia, com exceção da alternativa A, que inclui aminoácidos, que não são considerados hemocomponentes. As outras opções apresentadas nas alternativas B, C e D fazem parte do arsenal terapêutico no suporte hemoterápico, sendo compostas por concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco, crioprecipitado e albumina.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo