A manifestação clínica típica de dor torácica, usualmente p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q997348 Enfermagem
A manifestação clínica típica de dor torácica, usualmente prolongada (> 20 minutos), podendo ser desencadeada por esforço físico, estresse ou ocorrer em repouso, geralmente de forte intensidade, de característica opressiva, em aperto, queimação ou peso, podendo haver irradiação para membros superiores, pescoço, mandíbula e epigástrio, e estar associada a náuseas, vômitos, sudorese e dispneia, que em alguns grupos de pacientes costumam se manifestar de forma atípica e sem dor torácica, especialmente idosos, diabéticos e mulheres, denomina-se
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Infarto agudo do miocárdio - manifestação clínica típica de dor torácica, usualmente prolongada (> 20 minutos), podendo ser desencadeada por esforço físico, estresse ou ocorrer em repouso, geralmente de forte intensidade, de característica opressiva, em aperto, queimação ou peso, podendo haver irradiação para membros superiores, pescoço, mandíbula e epigástrio, e estar associada a náuseas, vômitos, sudorese e dispneia, que em alguns grupos de pacientes costumam se manifestar de forma atípica e sem dor torácica, especialmente idosos, diabéticos e mulheres. Alternativa A está correta.

Edema agudo de pulmão - resulta do fluxo aumentado de líquidos, provenientes dos vasos pulmonares para o espaço intersticial e alvéolos, ultrapassando a capacidade de drenagem realizada pelos vasos linfáticos. O pulmão torna-se congesto, comprometendo a adequada troca gasosa. É uma das principais formas clínicas da insuficiência cardíaca aguda, mas pode ter origem não cardiovascular. Portanto não corresponde a descrição feita pela banca, a alternativa B está errada.

Trombose venosa profunda - caracteriza-se pela formação de trombos dentro de veias profundas, com obstrução parcial ou oclusão, sendo mais comum nos membros inferiores. As principais complicações decorrentes dessa doença são: insuficiência venosa crônica/síndrome pós-trombótica e embolia pulmonar. Logo não corresponde a descrição feita pela banca, a alternativa C está errada.

Ataque isquêmico transitório - menor duração e intensidade, não levando ao dano tissular irreversível, o déficit súbito será́ passageiro, geralmente com duração de poucos minutos. Enfim, não corresponde a descrição feita pela banca, a alternativa D está errada.

Gabarito do Professor: Letra A

Bibliografia

https://www.saude.gov.br/

https://www.sbacv.org.br/lib/media/pdf/diretrizes/trombose-venosa-profunda.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Manual de rotinas para atenção ao AVC / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especiali zada. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.

Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - infarto agudo do miocárdio. Esta manifestação clínica é típica de um infarto agudo do miocárdio, que é uma condição grave que ocorre devido a uma interrupção no fluxo sanguíneo para o coração. A dor torácica prolongada geralmente é desencadeada por esforço físico ou estresse, e pode ser opressiva, em aperto, queimação ou peso. Além disso, a dor pode irradiar para outras partes do corpo, como membros superiores, pescoço, mandíbula e epigástrio, e estar associada a sintomas como náuseas, vômitos, sudorese e dispneia. É importante reconhecer esses sinais e sintomas e procurar atendimento médico imediatamente, pois o infarto agudo do miocárdio pode ser fatal se não for tratado adequadamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo