O tratamento do cliente com hanseníase é eminentemente ambul...
O tratamento do cliente com hanseníase é eminentemente ambulatorial e a adesão às ações de saúde é fundamental para sua cura. A identificação clínica possibilita a classificação operacional dos quimioterápicos a serem administrados. Analise as afirmativas referente às formas clínicas da hanseníase e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Na hanseníase virchowiana, o cliente apresenta lesões dermatológicas com a presença de placas eritematosas infiltradas, bordas mal definidas e pode ocorrer, lesões viscerais.
II. Na hanseníase dimorfa, o cliente apresenta áreas de parestesias, manchas hipocrômicas, rarefação de pelos localizados e diminuição da sudorese.
III. Na hanseníase tuberculóide, o cliente apresenta lesões pré-foveolares e
foveolares com alterações de sensibilidade.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa A é a correta.
Vamos analisar as afirmativas para entender o porquê:
I. Na hanseníase virchowiana: Esta afirmação está correta. A hanseníase virchowiana, também conhecida como forma lepromatosa, é caracterizada por lesões dermatológicas que apresentam placas eritematosas infiltradas com bordas mal definidas. Além disso, essa forma da doença pode evoluir para lesões viscerais, devido à disseminação hematogênica do Mycobacterium leprae, o que condiz com a descrição na afirmativa.
II. Na hanseníase dimorfa: Esta afirmativa está incorreta. A hanseníase dimorfa é uma forma intermediária entre a tuberculóide e a lepromatosa. Embora possa apresentar áreas de parestesias, manchas hipocrômicas e diminuição da sudorese, a descrição fornecida na questão é mais típica da hanseníase tuberculóide. Na dimorfa, as lesões são variadas e a manifestação clínica é mais complexa.
III. Na hanseníase tuberculóide: Esta afirmativa está incorreta. A hanseníase tuberculóide é geralmente associada a lesões em placas, que são bem definidas e podem apresentar alterações de sensibilidade, mas o termo "pré-foveolares e foveolares" não é comumente utilizado para descrever essas lesões. A ênfase na questão está incorreta quanto à terminologia utilizada para descrever as lesões.
Portanto, somente a afirmativa I está correta, o que justifica a escolha da alternativa A.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tipos de Hanseníase
1. Hanseníase indeterminada
Não há definição da forma clínica das doenças. Ocorre uma mácula hipocrômica, podendo chegar até a 6 lesões. Inicialmente a hanseníase indeterminada caracteriza-se por formigamento mas evolui para a anestesia.Muitas vezes, começa a haver perda de anexos (pelo, glândulas sudoríparas e sebáceas).
2. Hanseniase virchowiana ( bacilífera)
Lesões simétricas em tronco e face, principalmente: Hansenomas eritematosa na face (sobrelevados, pouco definidos, que lembram um tumor) Ex.: face, orelha, punho, cotovelo, joelho.
3. Hanseníase tuberculoíde (Máculo anestésica)
-Lesões circunscritas assimétricas
-Contorno nítido
-Borda interna menos nítida
-Sensibilidade abolida
-Alopécia (ausência de pelos ou cabelos na região)
-Em meio à mácula existem áreas preservadas.
4. Hanseníase dimorfa
Trata-se de um tipo instável de hanseníase.
Microscopia:
-- infiltrado ambíguo ( possui linfócitos, então, não parece um granuloma)
-- bacilos em alta concentração pelo componente virchoviano.
Clínica:
-- infiltração difusa
-- placas
-- cor: pardacenta
-- nódulos
-- orelha lepromatosa
Para se ter certeza que é dimorfa, deve-se observar a microscopia.Se houver somente células de Virchow, tratar-se-á de hanseníase virchoviana.
Na hanseníase, as lesões de pele sempre apresentam alteração de sensibilidade. Esta é uma característica que as diferencia das lesões de pele provocadas por outras doenças dermatológicas.
O tratamento integral de um caso de hanseníase compreende o tratamento quimioterápico específico - a poliquimioterapia (PQT), seu acompanhamento, com vistas a identificar e tratar as possíveis intercorrências e complicações da doença e a prevenção e o tratamento das incapacidades físicas.
I. Na hanseníase virchowiana, o cliente apresenta lesões dermatológicas com a presença de placas eritematosas infiltradas, bordas mal definidas e pode ocorrer, lesões viscerais. VERDADEIRO - complemento: é a forma mais grave da doença.
II. Na hanseníase dimorfa, o cliente apresenta áreas de parestesias, manchas hipocrômicas, rarefação de pelos localizados e diminuição da sudorese. falso, está se referindo a forma tuberculóide. A forma Dimorfa ocorre um acometimento de nervos, podendo ocorrer neurite aguda, lesões apresentam-se como placas e nódulos eritematosos acastanhados pré foveolares ou favoeolares.
III. Na hanseníase tuberculóide, o cliente apresenta lesões pré-foveolares e foveolares com alterações de sensibilidade. FALSO, É na dimorfa
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo