Broadus Hale (1986), ao abordar a história do Cânon, ...

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Q387010 Pedagogia
Broadus Hale (1986), ao abordar a história do Cânon, afirma que seu desenvolvimento e aceitação foram bem indefinidos, no entanto certos critérios foram seguidos. De acordo com Broadus Hale, assinale a opção que apresenta os critérios que foram elencados por Eusébio em sua obra: História Eclesiástica.
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Para compreender a questão proposta, é importante entender o conceito de Cânon no contexto religioso. O Cânon refere-se ao conjunto de textos considerados sagrados e autorizados por um grupo religioso. O desenvolvimento do Cânon foi um processo que envolveu diversos critérios para determinar quais escritos seriam aceitos como parte da doutrina oficial.

A questão nos pede para identificar os critérios que Eusébio, um historiador da igreja, listou em sua obra "História Eclesiástica". Isso exige um conhecimento sobre a história do Cristianismo primitivo e as condições que levaram à formação do Cânon bíblico.

A alternativa B - A origem apostólica, a aceitação pelas igrejas, e a consistência doutrinária. é a correta. Vamos entender por quê:

  • Origem apostólica: Refere-se ao fato de que o texto deveria ser associado aos apóstolos ou a alguém próximo a eles, garantindo sua autenticidade e autoridade.
  • Aceitação pelas igrejas: Era crucial que os textos fossem amplamente aceitos e utilizados pelas comunidades cristãs, indicando sua relevância e utilidade para a fé.
  • Consistência doutrinária: Os escritos deveriam estar em consonância com a doutrina cristã estabelecida, sem contradições significativas com outros textos aceitos.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - A origem apostólica, o idioma em que foi escrito, e a antiguidade do documento.
Esta alternativa menciona o idioma e a antiguidade, que não são critérios centrais elencados por Eusébio. A antiguidade pode ser considerada, mas não o idioma.

C - A antiguidade do documento, o autor, e a consistência doutrinária.
Aqui, a antiguidade é incluída, mas a aceitação pelas igrejas, que é fundamental, está ausente.

D - A consistência doutrinária, idioma em que foi escrito, e a aceitação das igrejas.
O idioma em que foi escrito não é um critério relevante trazido por Eusébio, apesar de os outros dois pontos serem válidos.

E - O idioma em que foi escrito, a antiguidade do documento, e o autor.
Esta alternativa não aborda a aceitação pelas igrejas e a consistência doutrinária, que são fundamentais, além de incluir o idioma como critério.

Compreender esses critérios nos ajuda a entender como o Cânon foi formado e a importância dos textos para a prática religiosa.

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