A República foi proclamada, no Brasil, em 1889. Até 1930, o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PM-ES
Q1195722 História
A República foi proclamada, no Brasil, em 1889. Até 1930, o regime republicano foi caracterizado pelo elitismo oligárquico, por eleições fraudulentas e pela exclusão social. Durante a Era Vargas, o país entrou em processo de modernização, mas conviveu, durante muito tempo, com a ditadura do Estado Novo. A redemocratização de 1945 possibilitou o surgimento de grandes partidos políticos, de eleições periódicas, mas também de crises sucessivas, entre as quais a que levou Getúlio à morte e a suscitada pela renúncia de Jânio Quadros. A Era JK (1956-1961) foi marcada pelo desenvolvimentismo, mas com forte dependência dos capitais estrangeiros e com crescente inflação. Em 1964, um golpe de Estado derrubou o presidente Goulart e deu início a vinte e um anos de regime militar. Em 1985, a eleição indireta de Tancredo Neves e José Sarney iniciou a nova fase democrática, que teve na Constituição de 1988 seu marco jurídico institucional. A partir dessas informações e considerando a História do Brasil contemporâneo, julgue o item subseqüente.
A consagradora vitória eleitoral de Tancredo Neves, pelo voto da grande maioria dos cidadãos brasileiros, representou o fim do regime militar.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - errado

Tema central da questão:

O tema central dessa questão é a transição do regime militar no Brasil para a nova fase democrática que começou com a eleição de Tancredo Neves em 1985. Essa questão aborda eventos significativos da história recente do Brasil, destacando a importância da redemocratização e do papel de Tancredo Neves nesse processo.

Para resolver essa questão, é necessário compreender bem o contexto histórico do Brasil nos anos 1980, especialmente o fim da ditadura militar e a eleição indireta que marcou o início da Nova República. Conhecimentos sobre o processo político da época, a eleição indireta e as limitações democráticas do período são fundamentais.

Justificativa da alternativa correta:

A afirmação de que a vitória eleitoral de Tancredo Neves foi "pelo voto da grande maioria dos cidadãos brasileiros" é incorreta porque Tancredo Neves foi eleito Presidente do Brasil através de uma eleição indireta realizada pelo Colégio Eleitoral, e não pelo voto direto da população.

Isso significa que o processo eleitoral que levou Tancredo Neves ao poder não contou com a participação direta dos cidadãos brasileiros, mas sim de representantes eleitos pelo Congresso Nacional. Portanto, ao afirmar que foi pelo "voto da grande maioria", a questão comete um erro factual.

A eleição de Tancredo Neves representou, sim, um marco importante no processo de transição para a democracia, mas não significou o exercício pleno de uma democracia participativa onde todos os cidadãos puderam votar diretamente para presidente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A eleição de Tancredo Neves foi indireta.

GABARITO: ERRADO

Fernando Collor

-> Primeiro presidente civil

-> Eleito de forma direta pela população

Gabarito: Errado

Ele foi o último eleito indiretamente

primeiro foi Collor pelo povo

a questão deixa bem claro que a eleição foi indireta. ERRADO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo