A estação de base de um sistema de comunicação ponto-multipo...
A estação de base de um sistema de comunicação ponto-multiponto, operando na frequência de 1 GHz, utiliza uma antena direcional que apresenta um ganho de 16 dBi, relação frente-costa de 30 dB e largura de feixe de 20º no plano horizontal. A condição de propagação é no espaço livre (sem obstruções e sem reflexões). São utilizadas 3 estações receptoras remotas idênticas com antenas omnidirecionais de 3 dBi de ganho. A polarização é vertical. As 3 estações remotas estão à mesma distância da estação base ao redor dela, com diferentes ângulos em relação à direção do lóbulo principal da antena da estação base. A estação remota A está na direção de diretividade máxima da antena da estação de base e recebe em seus terminais uma potência de -50 dBm (aproximadamente 10 nW).
Sobre a potência recebida nos terminais das estações remotas B e C, analise as assertivas a seguir.
I. Se a estação remota B está com deslocamento angular de 10º em relação à direção de diretividade máxima da antena de base, a potência recebida em seus terminais será de -53 dBm (5 nW).
II. Se a estação remota C está com deslocamento angular de 180º em relação à direção de diretividade máxima da antena de base, a potência recebida em seus terminais será de -80 dBm (10 pW).
III. Como as três estações estão à mesma distância da estação de base e na condição de espaço livre, todas terão a mesma potência recebida, ou seja, -50 dBm.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que