No modelo relacional de dados, o gerenciamento de chaves pr...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - integridade.
No contexto do modelo relacional de dados, o gerenciamento de chaves primárias e estrangeiras está intimamente relacionado ao aspecto de integridade. As chaves primárias são utilizadas para garantir a unicidade de cada registro em uma tabela, enquanto as chaves estrangeiras são fundamentais para manter a consistência referencial entre tabelas relacionadas.
Vamos agora analisar cada uma das alternativas para compreender por que a opção E é a correta:
A - manipulador: Este aspecto refere-se a operações de manipulação de dados, como inserir, atualizar, excluir e consultar. Não está diretamente relacionado ao gerenciamento de integridade por meio de chaves.
B - estrutural: Este aspecto se refere à estrutura das tabelas, colunas, e suas relações. Embora as chaves façam parte da estrutura, o termo estrutural não captura a função específica de garantir integridade dos dados.
C - físico: Este termo refere-se à forma como os dados são armazenados fisicamente no disco. O gerenciamento de chaves primárias e estrangeiras é uma questão de integridade lógica, não física.
D - uniformidade: Este aspecto não é um termo comum em banco de dados relacionais e não se aplica ao contexto de chaves primárias e estrangeiras. O foco aqui é na integridade dos dados que essas chaves asseguram.
E - integridade: A alternativa correta, pois as chaves primárias e estrangeiras são mecanismos essenciais para garantir a integridade dos dados. Chaves primárias asseguram que cada registro é único, enquanto chaves estrangeiras garantem que as relações entre tabelas sejam consistentes, preservando a integridade referencial.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O gabarito é a letra E.
Integridade de entidade: regra que afirma que cada tabela deve ter uma chave primária e que a coluna ou as colunas escolhidas para serem a chave primária devem ser únicas e não nulas.
Integridade referencial: estabelece que qualquer valor de chave estrangeira pode ser apenas em um de dois estados: normalmente o valor de chave primária de alguma outra tabela ou, ocasionalmente, dependendo das regras do proprietário dos dados, null. Neste último caso, afirma-se explicitamente que não há relação entre os objetos representados no banco de dados ou que essa relação é desconhecida.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo