Que opção apresenta,. explicitamente, conotativo da linguagem?
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão apresentada aborda o tema de interpretação de texto, mais especificamente, a identificação de linguagem conotativa. A linguagem conotativa é aquela em que as palavras são utilizadas em sentido figurado, indo além do seu significado literal para criar metáforas, comparações ou imagens mais profundas.
Vamos analisar as alternativas para identificar qual delas apresenta uma linguagem conotativa:
Alternativa E: "É preciso saber dizer as palavras contundentes, carregadas de certeza, de pensamentos que mergulhem as suas próprias raízes na realidade."
A palavra "contundentes" e a expressão "pensamentos que mergulhem suas próprias raízes na realidade" são exemplos de linguagem conotativa. Aqui, "contundentes" sugere que as palavras têm um impacto forte, não no sentido físico, mas no emocional ou intelectual. Já a imagem dos pensamentos com raízes que mergulham na realidade cria uma metáfora, indicando profundidade e conexão com a verdade.
Alternativa A: "Além dos livros de bons escritores nacionais que devemos ler, sugere-se, também, a leitura de bons livros de escritores estrangeiros."
Esta alternativa não apresenta linguagem conotativa. Aqui temos uma linguagem literal, indicando a sugestão de leitura de livros, sem figuras de linguagem.
Alternativa B: "Um estilo pessoal, elaborado e mantido pelo escritor, é ao mesmo tempo único, inconfundível, mas também inteligível para todos."
Novamente, temos uma linguagem objetiva e denotativa. A frase descreve características do estilo de um escritor de forma literal, sem uso de metáforas.
Alternativa C: "É exatamente ao trabalho dos bons autores que os gramáticos se reportam para dizer o que é recomendável ou não, o que está adequado ou inadequado."
Esta frase utiliza linguagem denotativa, referindo-se diretamente ao trabalho dos autores e seu impacto nas regras gramaticais, sem uso de sentido figurado.
Alternativa D: "Dificultamos o próprio pensamento, por falta de conhecimentos sobre conjugação verbal, ortografia, pontuação, crase, preposições, conjunções etc."
A linguagem aqui é direta e literal, tratando da importância do conhecimento da gramática para a clareza do pensamento.
Assim, a alternativa E é a única que apresenta expressões em sentido conotativo, justificando o gabarito da questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É preciso saber dizer as palavras contundentes, carregadas de certeza, de pensamentos que mergulhem as suas próprias raízes na realidade.
Gabarito E
Linguagem conotativa é a linguagem simbólica, figurada, utilizada principalmente em textos literários. Quando dizemos "meu coração está em chamas", estamos utilizando o sentido conotativo, figurado, para expressar um sentimento. Veja exemplos de linguagem conotativa: Aquela garota é um furacão!
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Conotação indica sentido figurado, simbólico. É só se lembrar das FIGURAS DE LINGUAGEM que, não à toa, aparecem na letra E: "Palavras carregadas de certeza" e "pensamentos que mergulhem suas raízes".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo