Na doença renal policística autossômica dominante (DRPAD), ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: A questão aborda a doença renal policística autossômica dominante (DRPAD), uma condição genética que afeta os rins, levando à formação de múltiplos cistos que podem comprometer a função renal ao longo do tempo. A eficácia do antagonista do receptor V2 da vasopressina no tratamento é o ponto focal da questão.
Alternativa Correta: E - Tolvaptan
Justificativa: O Tolvaptan é um medicamento conhecido como antagonista do receptor V2 da vasopressina. Ele age bloqueando a ação da vasopressina, um hormônio que, entre outras funções, regula a reabsorção de água nos rins. Em pacientes com DRPAD, o Tolvaptan tem mostrado eficácia na redução da progressão dos cistos e preservação da função renal. Isso ocorre porque a vasopressina estimula o crescimento dos cistos, e ao antagonizar seu receptor, o Tolvaptan reduz esse estímulo.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Pentoxifilina: Este é um medicamento usado geralmente para melhorar o fluxo sanguíneo em casos de problemas vasculares. Não está relacionado ao bloqueio do receptor V2 da vasopressina.
B - Bardoxolona: Este composto é investigado para doenças renais crônicas por possíveis efeitos antioxidantes, mas não tem relação com o antagonismo do receptor V2.
C - Silimarim: Conhecida por suas propriedades hepatoprotetoras, a Silimarim não está ligada ao tratamento da DRPAD ou ao bloqueio do receptor V2 da vasopressina.
D - Aminoguanidina: Esta substância tem sido investigada para a prevenção de complicações do diabetes, como a glicação de proteínas, mas não é um antagonista do receptor V2.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo