No que diz respeito à história do Maranhão nos períodos colo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q857654 História

No que diz respeito à história do Maranhão nos períodos colonial e imperial, julgue o item subsequente.

A adesão da Província do Maranhão à independência do Brasil resultou da derrota militar de parte da elite maranhense que defendeu, por meio das armas, a manutenção dos laços com Portugal, a despeito das estreitas relações existentes entre o Maranhão e a Corte no Rio de Janeiro. As tropas portuguesas, mesmo tendo vencido a Batalha de Jenipapo, foram derrotadas por Thomas Cochrane em São Luís.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Ao contrário do que se normalmente acredita, a independência do Brasil, proclamada em altos brados por Pedro I a sete de setembro de 1822, não se concretiza naquele momento de forma definitiva. O complexo processo de emancipação brasileiro passou por diversas batalhas regionais, que envolveram disputas sociais, militares e políticas que não se restringiram à Corte do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas.

Províncias do norte do país tais como o Maranhão, Piauí e Grão Pará, tinham uma ligação forte com Portugal e menor com as províncias do sul. Assim, governadores buscaram manter a relação direta e lutaram contra os rebeldes que queriam a independência. 

A afirmativa da questão apresenta, inicialmente, esta incorreção. A província do Maranhão não tinha “ estreitas relações com a corte". A batalha de Jenipapo, em 1823, relaciona-se com a guerra de independência do Piauí. Na região a Junta pró-lusitana foi criada em 7 de abril de 1822, e seu governador das armas era João José da Cunha Fidié, português que havia lutado nas guerras napoleônicas. Ao longo da província, no entanto, algumas vilas foram contra ao processo, como Parnaíba, Campo Maior e até uma parte da capital Oeiras. 

Em outubro de 1822 a região de Parnaíba declara seu apoio à independência e Fidié com tropas se dirige à região. Lá recebe a notícia de que Oeiras também havia se levantado contra os portugueses. Para lá se dirige Fidié. No caminho encontra rebeldes a favor da independência. No dia 13 de março de 1823 ocorre a Batalha do Jenipapo, que configura um dos momentos mais importantes do processo de independência brasileiro. Apesar de terem perdido, os brasileiros conseguem debandar levando os suprimentos de guerra portugueses, e com isso os enfraquecem. As tropas portuguesas se retiram para o Maranhão onde a luta entre rebeldes e aqueles fiéis a Portugal também se avoluma. Eventualmente Fidié é vencido, não exatamente pelo almirante Cochrane , preso e, posteriormente, enviado a Portugal. 

A afirmativa utiliza dados corretos de forma incorreta. Por isso está incorreta . A questão é bastante específica, acerca da história do Piauí e do Maranhão. Há, por conseguinte, necessidade de estudo igualmente específico. No momento da inscrição sempre é disponibilizada bibliografia para estudo. Há artigos sobre o tema em páginas especializados em estudos históricos. 

Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A adesão da Província do Maranhão à independência do Brasil resultou da derrota militar de parte da elite maranhense que defendeu, por meio das armas, a manutenção dos laços com Portugal, a despeito das estreitas relações existentes entre o Maranhão e a Corte no Rio de Janeiro. As tropas portuguesas, mesmo tendo vencido a Batalha de Jenipapo, foram derrotadas por Thomas Cochrane em São Luís. 

( FALSO )

 

Foi da Junta Governativa da Capital, São Luís, que partiu a iniciativa da repressão ao movimento da Independência no Piauí. A Junta controlava ainda a região produtora do vale do rio Itapecuru, onde o principal centro era a vila de Caxias. Esta foi a localidade escolhida pelo Major Fidié para se fortificar após a derrota definitiva na Batalha do Jenipapo, no Piauí, imposta pelas tropas brasileiras, compostas por contingentes oriundos do Piauí e do Ceará. São Luís, a bela capital e tradicional reduto português, foi finalmente bloqueada por mar e ameaçada de bombardeio pela esquadra do Lord Cochrane, sendo obrigada a aderir à Independência em 28 de julho de 1823. 

 

Altenativa incorreta como abordado acima as tropas comandadas pelo Major Fidié foram derrtoadas na Batalha do Genipapo.

 

FONTE: http://www.blogdobezerra.com.br/saiba-o-que-foi-a-adesao-do-maranhao-a-independencia-do-brasil/

eu acredito que os portugues liderados pelo major Fidie ganharam a batalha de jenipapo, mas perderam logo em seguida em caxias com o famoso cerco de caxias , ou seja, pela hst contada aqui no maranão eles ganharam a batalha mas perderam a guerra, o erro da questão seria dizer que eles foram cercados e derrotados em são luis, sendo que isso ocorreu em caixas. Cerco de caxias ( 1 de agosto de 1823) , Tomada de são luis por cochrane ( 28 de julho de 1823)

Portugal ganhou

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo