No que diz respeito à história do Maranhão nos períodos colo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q857655 História

No que diz respeito à história do Maranhão nos períodos colonial e imperial, julgue o item subsequente.

A Balaiada, que sofreu violenta repressão comandada pelo coronel do Exército Luiz Alves de Lima, foi um movimento de composição social complexo, pois agregou artesãos, escravos, libertos e pequenos proprietários das províncias do Maranhão e Piauí contrários à opressão dos governos locais.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O período regencial na história monárquica do Brasil, ou seja, o período de minoridade de Pedro II, foi marcado pela grande quantidade de revoltas. Elas expressavam os descontentamentos de grupos sociais desfavorecidos em um modelo sócio politico que só favorecia aos grandes proprietários.

A Balaiada é uma destas revoltas , que aconteceu no Maranhão, entre 1833 e 1841 . Ela mobilizou as camadas populares que viviam em extrema pobreza na província. Aderiram à revolta os escravos, os vaqueiros, os mestiços, os pequenos agricultores rurais, os artesãos, os fabricantes de balaios entre outros. Inclusive, os integrantes da Balaiada passaram a ser chamados de os “balaios" porque um dos seus participantes – e líder - trabalhava justamente na fabricação de balaios ou cestos. 

Além da questão da pobreza crônica , outra causa da Balaiada foi o aumento de preços de alimentos e tecidos no comércio dominando por portugueses. A província passava por uma queda substancial na venda do algodão, seu produto principal para exportação, por conta da concorrência do algodão dos Estados Unidos. Pequenos proprietários perderam suas terras para latifundiários e muitos viram sua renda diminuir. Não havia condições de pagar os altos preços pedidos pelos comerciantes. Com o agravamento da pobreza, aos poucos ocorreu a rejeição do povo aos portugueses. Daí a enorme revolta contra eles, e a exigência dos revoltosos de sua expulsão. 

Outra questão que aprofundou ainda mais a revolta popular foi a decisão política arbitrária do presidente da província do Maranhão. O decreto da “Lei dos prefeitos" autorizou o presidente maranhense a realizar a nomeação de prefeitos. Essa medida provocou ainda mais os conflitos entre os grupos políticos, os liberais e os conservadores. A revolta foi violentamente sufocada pelas tropas da corte sob o comando do coronel Luis Alves de Lima e Silva, o futuro Duque de Caxias. Esta é a parte correta da afirmativa.

Mas, as outras informações estão incorretos ou incompletos. A análise pedida demanda estudo específico da época. No entanto, é tema recorrente em boas obras de História do Brasil como as de Boris Fausto ou, “Brasil: uma biografia" de Heloísa Starling e Lilia Schwarcz. 
Gabarito do Professor: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Recebeu esse nome devido ao apelido de uma das principais lideranças do movimento, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o "Balaio" (cestos, objetos que ele fazia).... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/balaiada-1838-1841-revolta-popular-no-maranhao.htm?cmpid=copiaecola

Balaiada

O que foi:

 

- Revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841.

 

Motivos do conflito:

 

- Grande parte da população pobre do estado era contra o monopólio político de um grupo de fazendeiros da região. Estes fazendeiros comandavam a região e usavam a força e violência para atingirem seus objetivos políticos e econômicos.

 

Como começou e os fatos mais importantes:

 

- No mês de dezembro de 1838 o líder do movimento, Raimundo Gomes, invadiu a prisão de Vila Manga para libertar seu irmão. Acabou aproveitando a situação e libertando todos outros presos.

 

- Em 1839 os balaios (como eram chamados os revoltosos), fizeram algumas conquistas como, por exemplo, a Vila de Caxias. Conseguiram também organizar uma Junta Provisória.

 

- O governo maranhense organizou suas forças militares, inclusive com apoio de militares de outras províncias, e passou a combater fortemente os balaios.  Com a participação de muitos escravos fugitivos, prisioneiros e trabalhadores pobres da região, os balaios conseguiram obter algumas vitórias no início dos conflitos.

 

- O  coronel Luís Alves Lima e Silva foi nomeado pelo Império como governador da província do Maranhão com o objetivo de pacificar a revolta. O Barão de Caxias, que mais tarde seria duque, foi eficiente em sua missão e reconquistou a Vila de Caxias.

 

O enfraquecimento do movimento e o fim da revolta 

 

- Após perder a Vila de Caxias, o comandante dos balaios, Raimundo Gomes, se entregou as tropas oficiais.

 

- Em 1839, após a morte de Balaio, Cosme Bento (ex-escravo) assumiu a liderança dos balaios. Em 1840 ele partiu, com centenas de revoltosos para o interior.

 

- Em 1841, já com o movimento enfraquecido, muitos balaios resolverem se render, aproveitando a anistia concedida pelo governo.

 

- Em 1841, o líder Cosme Bento foi capturado e enforcado. Era o fim da revolta. 

 

fonte: https://www.historiadobrasil.net/balaiada/

A Balaiada não foi um movimento de composição complexa, foi um movimento de composição popular.

esse pessoal respondeu tudo errado, o erro esta em afirmar que a Balaiada era um movimento completo, sendo que foi um movimento simples, heterogeneo, onde as camadas se juntaram aos invasores da Vila da Manga conta os desmandos das Aristocracias Ruais

"foi um movimento de composição social complexo", se foi contra o governo então não foi social, pelo menos vi isso nos videos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo